Coleta inicia 2023 em três regiões produtoras de tabaco
janeiro 26, 2023Tecnologia no campo: dicas sobre como identificar e prevenir doenças comuns em plantações de soja
janeiro 26, 2023Entidade também levará para o evento, que ocorre em Capão do Leão nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, a primeira edição de 2023 do Seminário Duas Safras.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) fará sua estreia como co-realizador da 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que ocorre nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). O evento se mantém no formato on-line e presencial e apresentará novidades e inovações para o setor agrícola da região sul do Rio Grande do Sul.
Com expectativa de um público de 10 mil pessoas, a Abertura Oficial da Colheita do Arroz vai promover debates sobre a cadeia orizícola e sua produtividade, as alternativas para os produtores rurais e os desafios dos últimos anos. “A nossa participação ganha um peso muito grande nessa edição, e isso se reverte numa oportunidade de levar mais conhecimento ao trabalhador e produtor rural, no sentido de qualificar ainda mais a produção que o agricultor faz”, projeta o Superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli.
No dia 16 de fevereiro, o Senar-RS levará para o evento o Seminário Duas Safras – Intensificação Produtiva em Terras Baixas, uma realização conjunta entre outras entidades do agronegócio gaúcho para ajudar no crescimento e desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul a partir da produção em duas safras e a sincronização entre produção agrícola e pecuária. Dessa forma, espera-se que o Estado volte a crescer, no mínimo, às taxas médias do país em produção de proteína animal.
De acordo com o Superintendente do Senar-RS, existe uma significativa oportunidade em relação à produção de milho no Rio Grande do Sul devido ao déficit gigantesco de oferta e demanda do grão para as produções, principalmente na pecuária, suinocultura, avicultura e até mesmo na pecuária leiteira. “A gente enxerga a possibilidade de discutir ainda mais com os produtores responsáveis pela intensificação do processo produtivo das terras baixas a chance da produção de milho nessas áreas”, explica Eduardo Condorelli.
Além do Seminário Duas Safras, o Senar-RS promoverá durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz o Espaço Tecnologia de Aplicação, que tem a missão de informar o público sobre conceitos e uso da tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas na agricultura. “Nosso foco é mostrar como isso pode otimizar processos, aumento de produtividade, segurança alimentar e qualidade da produção agrícola”, aponta Umberto Moraes, Coordenador de Apoio Estratégico do Senar-RS. A entidade também terá um espaço de divulgação das ações da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).
Viabilizado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), a 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas também tem a correalização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e apoio do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Os estandes do Senar-RS podem ser visitados em todos os dias do evento. Para entrar no parque, é preciso se inscrever em: https://colheitadoarroz.com.br/inscricao/.
Já a participação no Seminário Duas Safras necessita de inscrição prévia até o dia 15 de fevereiro pelo site https://seminarioduassafras.eventize.com.br/.