IMPACTOS DA GUERRA NOS PREÇOS
abril 29, 2022Melão: da Caatinga para o mundo
maio 2, 2022Durante a Agrishow 2022, realizada em Ribeirão Preto (SP), um serviço de gestão de energia e outorga passou a ser disponibilizado pela Valley, líder mundial em irrigação por pivô central. A nova solução propõe uma gestão apurada do consumo energético e hídrico dos equipamentos das fazendas, via hardware e software.
A gestão de energia parte da análise das necessidades de cada produtor. Com base nessa avaliação, a Valley oferece um monitor, instalado na propriedade, capaz de medir precisamente o consumo. Os dados gerados pelo sistema servem como subsídio e resguardo para o proprietário. Com tecnologia e praticidade, os produtores poderão acessar o aplicativo e obter, em tempo real, o status apurado do andamento do consumo de energia de sua propriedade.
De acordo com o Supervisor de Tecnologia da Valley, Tiago Garcia, a grande demanda elétrica e as deficiências em infraestrutura e mão-de-obra por parte da concessionária tornam necessário o monitoramento contínuo do consumo elétrico em propriedades rurais.
“É importante ressaltar que os valores da energia têm peso significativo no custo da irrigação. Muitas vezes, portanto, os agricultores observam que as cobranças das contas de energia não condizem com o real utilizado. Por isso, querem monitorar de acordo com o que foi aplicado”, explica.
A gestão de outorga, por sua vez, exige legalmente que o irrigante esteja de acordo com a legislação dos órgãos reguladores. Para tal, faz-se necessário solicitar uma autorização para a esfera responsável, seja em âmbito municipal, estadual ou federal; organizar a documentação; justificar a importância da utilização do recurso hídrico na fazenda e pontuar os cuidados ambientais que serão mantidos em relação à água.
“A Valley traz, com exclusividade, um novo pacote de serviços que visa prover o monitoramento do consumo de água contínuo – o hardware, que conectado ao hidrômetro, envia o volume captado para a plataforma de gestão hídrica, que por sua vez possui API com a plataforma do órgão ambiental”, conclui o Supervisor.
Após o lançamento de vinte novos produtos e serviços Valley, a Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola do Brasil, se encerra nesta sexta-feira.