Anuário Brasileiro de Citros
setembro 23, 2016Laticínios gaúchos buscam apoio em Brasília
setembro 27, 2016Produzida pelos integrantes do Grupo de Trabalho de Alimentos e Agricultura da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, da qual a Syngenta participa, uma importante cartilha sobre a sustentabilidade do setor foi lançada recentemente, em evento realizado na sede da BM&FBOVESPA, em São Paulo. A Syngenta, que já era signatária do Pacto Global e passou a integrar a Rede Brasil da iniciativa neste mês, teve os seis compromissos de seu Plano de Agricultura Sustentável (The Good Growth Plan) mencionados na publicação.
Intitulada Os Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura como Orientadores para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o guia detalhado que tem o objetivo de impulsionar empresas e organizações a colocarem em prática os seis princípios propostos ao setor. A publicação aponta todos os compromissos do Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta como referências de boas práticas que de fato promovem a sustentabilidade na agricultura.
Além disso, a história da Syngenta Agrícola é destacada como modelo de atendimento ao princípio de número 4: respeitar os direitos humanos, criar trabalho digno e ajudar as comunidades rurais a prosperarem. Criada há três anos, a Syngenta Agrícola quebrou paradigmas no que se refere à rotina de trabalho no campo e se tornou referência no mercado. “Ter a nossa história identificada como boa prática e apresentada na cartilha é prova do reconhecimento da Organização das Nações Unidas com relação ao que temos feito para proporcionar condições dignas a quem trabalha no campo, o que nos enche de orgulho”, afirma Márcio Pascholati, líder da Syngenta Agrícola.
Além de ser um guia aprofundado para que empresas e entidades do setor contribuam para que os países atinjam, até 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU nas questões que envolvem agricultura e alimentos, a cartilha também pretende ajudar os participantes da Rede Brasil a criarem canais de colaboração, tanto para fortalecer uma cultura de sustentabilidade no setor de alimentos e agrícola, quanto para disseminar os pilares e casos de sucesso para mais atores, como os do Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta.
“A proposta do nosso Plano não é de que a Syngenta busque, sozinha, cumprir com todos os compromissos, mas que todo o setor esteja engajado, incluindo ONGs, empresas e o poder público. Nossa participação na Rede Brasil do Pacto Global e a publicação da cartilha são importantes passos rumo a uma união de forças que é essencial à sustentabilidade do agronegócio”, finaliza João Oliveira, coordenador de produtividade sustentável.
Conheça os Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAA):
* Promover segurança alimentar, saúde e nutrição;
* Ser ambientalmente responsável;
* Garantir viabilidade econômica e compartilhar valores;
* Respeitar os direitos humanos, criar trabalho digno e ajudaras comunidades rurais a prosperarem;
* Incentivar a boa governança e a responsabilidade;
* Promover o acesso e a transferência de conhecimento, habilidade e tecnologia.
Os princípios estão especialmente alinhados a alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:
* Erradicação da fome;
* Vida saudável e bem-estar para todos;
* Trabalho decente e crescimento econômico;
* Assegurar padrões de consumo e produção sustentável;
* Combate às mudanças climáticas;
* Uso sustentável dos ecossistemas terrestres.