Camex reajusta tarifa de importação de etanol
agosto 24, 2017Produção brasileira de cana-de-açúcar pode chegar a 646 milhões de toneladas
agosto 25, 2017Já imaginou um Brasil onde todas as pessoas se alimentem melhor? E um país em que as crianças aprendam a importância de comer frutas e hortaliças desde cedo? Ou ainda, um lugar onde o hábito de plantar seja comum em todas as casas e os produtores sejam valorizados? Seria incrível, não é mesmo? E agora está ficando cada vez mais possível. Isso porque um grupo de pessoas decidiu tornar esse sonho realidade criando o Movimento Setembro Verde, que será um mês inteiro dedicado a incentivar e disseminar o hábito de se alimentar de forma mais saudável.
O Movimento, criado pela empresária Diana Werner, a produtora Roberta Silva e pela a digital influencer Laura Bier, tem como objetivo disseminar informação e promover vivências que incentivem a produção e o consumo de frutas e hortaliças para todos, além de aproximar os brasileiros dos produtores que batalham todos os dias para trazer comida para a nossa mesa.
“Acreditamos no poder das pessoas em transformar culturas, na conexão com a natureza, na valorização do produtor, no sabor dos produtos da terra, na alimentação mais saudável e na vida mais feliz. Nós acreditamos que é possível transformar a alimentação do brasileiro”, explica Diana.
Para dar voz a essa ação, diversos restaurantes já aderiram a causa criando um prato exclusivo onde as hortaliças são protagonistas. Além disso, várias instituições de ensino, formadores de opinião, nutricionistas, horticultores e diversas iniciativas públicas e privadas já apoiam a causa. Laura Bier esclarece que a ideia de criar o Setembro Verde surgiu após ter contato com os dados tão preocupantes sobre a saúde do brasileiro.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda comer 400 gramas de frutas e hortaliças por dia. Parece pouco, mas a maioria das pessoas não chega nem à metade. No Brasil, apenas uma a cada três pessoas consome frutas e hortaliças em cinco dias da semana, 18,9% dos brasileiros estão obesos e mais da metade da população está acima do peso recomendado. Além disso, aumentou 61,8% o número de Brasileiros diagnosticados com diabetes nos últimos 10 anos.
“Mesmo com dados negativos hoje, acreditamos que é possível transformar a alimentação do brasileiro, e que é possível comer melhor”, fala Roberta, chamando a população para aderir a causa. “Não importa qual é o seu perfil, você é bem-vindo ao movimento.”
Todos os brasileiros estão convidados a participarem e disseminarem as ações do movimento Setembro Verde! Use a hashtag #setembroverde para compartilhar hábitos do seu dia a dia que fazem a sua alimentação ser mais saudável. Compartilhe receitas, fotos da sua horta em casa, a sua feira favorita ou até os restaurantes que você adora!
Quer colaborar ainda mais? Existem várias formas de você fazer isso e ajudar a melhorar a alimentação no nosso País. Veja como através da página do Facebook do movimento.
Calendário de eventos por cidades. A programação ainda este recebendo atualização:
Porto Alegre/RS
Presencial:
02/09 – Oficina de Hortas em vaso
Plantão das 14 às 17 horas no Viva Open Mall
12/09 – Cookshow com Rodrigo Bellora
19h – Casa Destemperados
Informações e inscrições pelo email: casa@destemperados.com.br
15/09 a 17/09 – Curso de Agrofloresta Sintrópica com foco em fruticultura
Sitio Arvoreser
Informações e inscrições pelo email sitioarvoreser@gmail.com
Online:
02/09 – Facebook Live na página do Setembro Verde: Dia de Feira com Lara Ely
Uma conversa com feirantes de Porto Alegre sobre o dia a dia da produção e comercialização de hortaliças
09/09 – Facebook Live na página do Setembro Verde: Dia de Feira com Lara Ely
Uma conversa com feirantes de Porto Alegre sobre o dia a dia da produção e comercialização de hortaliças
São Paulo/SP
05/09 – Oficina de plantio de hortaliças diferenciadas com Carol Costa, das 12h30 às 13h30 – Mercado de Pinheiros
23/09 – Lançamento do Livro Minhas Plantas – Jardinagem para todos
Canela/RS
17/09 – Oficina de Hortas
Turmas às 17 e 18 horas – Atração do evento Rede Pela Paz.
Inscrições no local do evento entre os dias 15 e 17 de setembro
Brasília/DF
17/09 – Lançamento do Livro Minhas Plantas – Jardinagem para todos/ Shopping Casa Park
Goiânia/GO
19/09 – Lançamento do Livro Minhas Plantas – Jardinagem para todos/ InPlant
Texto: Hochmüller Comunicação Multimídia