Época adequada de semeadura pode reduzir perdas de produtividade do trigo
abril 2, 2018Exportações de carne de frango alcançam 1,017 milhão de tons em 2018
abril 4, 2018É impossível pensar em qualidade de vida sem a presença das frutas no dia a dia. Uma vez que elas fornecem nutrientes indispensáveis para o organismo, a regularidade e a variedade do consumo devem ser uma preocupação constante. E, nesse caso, os brasileiros desfrutam de condição muito especial: poucas são as nações que dispõem, por abastecimento interno, de tanta diversidade e de tanta qualidade como é o caso do Brasil.
O Anuário Brasileiro da Fruticultura 2018, lançado esta semana pela Editora Gazeta, detalha a realidade de produção e de mercados e as perspectivas das espécies de maior participação no ambiente de cultivo, além de dimensionar os investimentos que estão sendo feitos no setor. Os organismos de fomento e de pesquisa estão dando contribuições importantes para alavancar cada vez mais o segmento, com a introdução de variedades adaptadas às intenções e às realidades de produção nas mais diversas áreas.
Com isso, a expectativa é de que a fruticultura passe a cumprir papel ainda mais relevante como geradora de renda e de empregos tanto nas pequenas propriedades quanto em grandes pomares conduzidos em perfil empresarial. O panorama completo das principais cadeias produtivas envolvidas com a produção de frutas no Brasil pode ser conferido nas 88 páginas do Anuário, que apresenta matérias, com textos em português e inglês, de cultivos como açaí, abacaxi, laranja, limão, maçã, mamão, manga, melancia, melão e uva.