Biotrop instala centro de pesquisa na Flórida para fortalecer expansão internacional
novembro 1, 2024Aumento da demanda por algodão exige escolha correta de cultivares e estratégias de manejo adequado para cada região
novembro 4, 2024A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) se prepara para lançar, em 2025, uma campanha de incentivo ao consumo do cereal. O objetivo é destacar a importância desse alimento para a dieta do brasileiro e sua contribuição para a economia nacional e global. A proposta foi apresentada nesta sexta-feira (1º) às empresas associadas, que respondem por 80% do total de arroz beneficiado no país. Na ocasião, um fundo foi aprovado para financiar essa e outras ações voltadas ao aumento do consumo.
“A Abiarroz está completando 15 anos de atuação em prol dos interesses da cadeia orizícola no país. A campanha de incentivo ao consumo que vamos lançar busca marcar esse momento e exaltar nosso grão — inteiro, translúcido e de alto padrão —, reconhecido mundialmente pela sua qualidade”, justifica o presidente da Associação, Elton Doeler.
Com presença garantida na mesa do brasileiro, o arroz é um dos alimentos mais consumidos no país. A campanha planejada pela Abiarroz quer propagar a versatilidade e o valor nutricional do produto, promover a diversidade de variedades disponíveis e combater a desinformação.
“Queremos mostrar que, mais do que um alimento essencial para a segurança alimentar, o arroz apresenta um enorme potencial, tanto para a culinária quanto para a economia”, destaca a diretora-executiva da Abiarroz, Andressa Silva.
Também nesta sexta-feira, a Associação celebrará seus 15 anos em Gramado, na Serra gaúcha, com um jantar para associados e autoridades. O evento será realizado no espaço Gatzz e contará com a presença de representantes dos governos estadual e federal, reforçando a disposição da cadeia orizícola para o diálogo e a construção de consensos em prol de um futuro sustentável para a cadeia.
Sobre a Abiarroz
Fundada em 2009, a Abiarroz tem por objetivo representar o segmento industrial orizícola nacionalmente em seus interesses junto às diversas esferas de poder. Atualmente, representa indústrias e cooperativas filiadas em diversas regiões do Brasil, que, juntas, são responsáveis por 80% do arroz beneficiado no país.
Por meio do projeto Brazilian Rice, realizado com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), atua na abertura de mercados e promove a imagem do arroz fora do país. Também desenvolve ações voltadas à sustentabilidade da atividade industrial orizícola, com enfoque na interlocução junto a entidades governamentais.