
No Rio Grande do Sul, Instituto BAT Brasil investe R$ 100 mil em projetos de empreendedores no campo
abril 7, 2025
Soluções biológicas podem ajudar na recuperação de 28 milhões de ha de pastagens degradadas
abril 9, 2025Promovido anualmente, o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizado de forma itinerante nos estados do Sul do Brasil (RS, SC e PR). Em 2025, a sétima edição ocorrerá em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, de 8 a 10 de abril.
O Fórum é um dos principais eventos setoriais no tema. Espaço de conexão de toda a cadeia produtiva do biogás e de debates sobre potenciais e inovações do setor, bem como as formas em que o biogás pode ser usado. Reúne os principais agentes da cadeia do biogás e biometano, incluindo produtores, empresárias, especialistas, desenvolvedores de tecnologia, agentes públicos, extensionistas, pesquisadores e estudantes.
A programação do evento mostra as tendências do setor para gerar negócios, desenvolvimento e sustentabilidade, direcionadas ao aproveitamento do biogás para aplicações energéticas (energia elétrica, térmica e biometano). Igualmente, pesquisas mostram os destinos ainda maiores do biogás, podendo ser matéria-prima para produzir hidrogênio de maneira viável, ou mesmo precursor de SAF (Combustível de Aviação Sustentável).
A produção de biogás no setor agropecuário, onde a matéria orgânica é o principal insumo, é um setor promissor. O material orgânico, chamado de digestato, é possível valor agronômico e torna o processo circular e sustentável, sem os impactos ambientais das práticas convencionais de uso do solo.
Além do conteúdo técnico, no evento os participantes têm a oportunidade de conhecer de perto os projetos implementados. São programadas visitas técnicas a unidades geradoras de biogás; estruturas de produção de biometano; plantas de hidrogênio e startups de biogás.
Inovações tecnológicas aplicadas na agropecuária estão no planejamento do conteúdo do Fórum e se destacam na pesquisa nacional. Apresentado no ano passado (2024) pelo CIBiogás, já registra 1.365 plantas de biogás cadastradas no Brasil, com a maioria de startups de biogás.
A agropecuária, umas das categorias de substratos utilizadas na produção de biogás, envolve as atividades de criação de animais como avicultura, bovinocultura, suinocultura, ovinocultura, dentre outros. Em número de plantas no país, a categoria registra 1.096 unidades geradoras de biogás, representando 20% no volume de produção, com 809 milhões Nm³.
Outras categorias que podem produzir biogás são indústria e saneamento. O levantamento do Panorama do Biogás indica que o Brasil tem uma capacidade instalada de operação de 4,1 bilhões de Nm³. Ainda com grande possibilidade para se desenvolver como temática energética, tem um potencial teórico estimado em 84,6 bilhões Nm³.
Na agropecuária, o biogás apresenta fundamental importância, transformando resíduos orgânicos em energia renovável e reduzindo impactos ambientais. Levando em consideração as metas brasileiras para mitigação de Gases de Efeito Estufa, a ampliação do biogás se mostra uma estratégia eficiente de capturar metano biogênico também presente nos dejetos provenientes do uso de animais confinados e esterco.
Na cadeia de proteína animal, por exemplo, o aproveitamento do gás pode suprir demandas internas da propriedade, o que representa um ganho de eficiência econômica e ambiental.
O uso de biogás na agricultura não é novidade, mas está longe de alcançar todo o seu potencial. O conhecimento técnico, políticas públicas e investimentos são fundamentais para estimular esse mercado e ampliar a atuação do biogás no Brasil. Por isso, a presença de produtores, gestores públicos, pesquisadores e demais agentes da cadeia é estratégica para difundir o tema e abrir novas oportunidades de negócios para o setor agropecuário e outros setores agrícolas e agroindustriais, como setor sucroalcooleiro.
O Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBiogás (PR), Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (RN), Embrapa Suínos e Aves (SC), e Universidade de Caxias do Sul – UCS (RS), com apoio da Sociedade Brasileira de Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindústria (SBERA).
Informações em: biogasbiometano.com.br