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O combate ao trabalho infantil no campo se inicia no investimento em educação de qualidade e acessível. A escola, mais do que um espaço de aprendizagem, assume o papel de proteção a crianças e adolescentes, evitando que enfrentem o trabalho prematuro no campo. “O nosso grande desafio é oferecer atividades variadas e que motivem o aluno a permanecer na escola mesmo fora do horário de aula”, defende o professor Marson Augusto Streck, vice-diretor da EMEF Três de Maio, em Agudo – RS.
A Japan Tobacco International (JTI), por meio de seu programa global Alcançando a Redução do Trabalho Infantil Pelo Suporte à Educação (ARISE), investe na educação de crianças e jovens em comunidades rurais. Criado há 11 anos, o ARISE tem investido permanentemente nos locais onde atua: Brasil, Malawi, Tanzânia e Zâmbia. Nos primeiros meses deste ano, promoveu doações para ampliar a infraestrutura de seis escolas no Rio Grande do Sul.
Com a doação destinada às escolas municipais, localizadas no meio rural, foram instalados dois painéis solares, dois laboratórios de informática e duas estufas de cultivo nos municípios de Venâncio Aires, Passa Sete, Agudo, Vale do Sol, Boqueirão do Leão e Segredo. De acordo com Marinês Kittel, supervisora de projetos sociais da JTI, as prefeituras serão parceiras, por meio do compromisso de manterem a infraestrutura e ampliarem o acesso a outras crianças e jovens. “O principal objetivo do incentivo às escolas é disponibilizar aos estudantes educação no contraturno, ou seja, no horário em que eles não têm aulas. Assim, permanecem mais tempo na escola e se mantêm distantes do trabalho no campo”, explica
A diretora da EMEF Coronel Tomaz Pereira, em Venâncio Aires – RS, Maria Rosane da Cruz, ressalta a importância das doações recebidas na ampliação do acesso de crianças e adolescentes à educação. “Nossa escola possui em torno de 160 alunos, a grande maioria filhos de agregados das propriedades rurais da região e de safristas das empresas do setor fumageiro. Os estudantes encontram aqui um lugar de acolhida, troca de experiências, brincadeiras, amizades e aprendizado para a vida”, afirma.
“As propostas e atividades oferecidas e desenvolvidas dentro do ARISE no contraturno podem contribuir de forma significativa na formação integral do aluno, pois são do seu interesse”, afirma o professor Marson.
O investimento que começa nas escolas se estende às famílias rurais. “Nas estufas que estão sendo construídas no projeto ‘Agricultura Sustentável, Alimentação Saudável’, por exemplo, os alunos aprenderão a cultivar alimentos, possibilitando, desta forma, o acesso a novos conhecimentos a serem aplicados nas propriedades rurais de suas famílias”, destaca Marinês. “Ainda, esse tipo de atividade aproxima as famílias das escolas, o que gera um sentimento de pertencimento da família à comunidade. Os ganhos com investimentos bem planejados em educação são muito valiosos para a construção de uma nova realidade”.
“O programa ARISE vem viabilizando um melhor atendimento às necessidades dos alunos em relação ao acesso à tecnologia, por meio da implementação de um laboratório de informática com 12 computadores com internet, aproximando a realidade em que vivemos de um mundo de conhecimento e possibilidades. Também por meio do ARISE, teremos oficinas em turno oposto como forma de trazer cada vez mais os alunos e comunidade escolar para um ambiente voltado à educação e à qualificação dos nossos estudantes”, afirma a diretora Maria Rosane.
Investimentos e benefícios
O ARISE atua em dez munícipios gaúchos e já beneficiou mais de 4 mil crianças e adolescentes em diferentes iniciativas que englobam desde oficinas e cursos no turno inverso nas escolas parceiras, passando por apoio às redes de proteção da criança e adolescente, implementação e monitoramento dos planos municipais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), capacitação de mães, organização de agroindústria para agricultoras lideranças femininas e programa de Aprendizagem Rural, dentre outras ações.
Lista de escolas beneficiadas pelas doações:
Nome da Escola | Cidade | Quantidade de alunos | Investimento |
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CORONEL TOMAZ PEREIRA | Venâncio Aires | 160 alunos | Laboratório de informática |
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARMEN LISBOA TRINDADE | Passa Sete | 198 alunos | Painel Fotovoltáico |
EMEF Três de Maio | Agudo | 179 alunos | Estufa |
EMEF São João Batista | Vale do Sol | 166 alunos | Estufa |
EMEF MARINO DA SILVA GRAVINA | Boqueiro do Leão | 138 alunos | Laboratório de informática |
EMEF GERMINIO RUBERT | Segredo | 161 alunos | Painel Fotovoltáico |
Sobre a JTI
A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional líder em tabaco e cigarro eletrônico, com operações em mais de 130 países. É proprietária de Winston, segunda marca mais vendida do mundo, e de Camel. Outras marcas globais incluem Mevius e LD. Também é um dos principais players no mercado internacional de cigarro eletrônico e tabaco aquecido com as marcas Logic e Ploom. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 40 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por oito anos consecutivos.
No Brasil, são mais de 1,2 mil colaboradores em 9 Estados. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de mais de 10 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em mais de 20 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são Winston, Natural American Spirit, Djarum, L.A e Camel, esta última também exportada para a Bolívia. É Top Employer Brasil desde 2018 e, em 2022, ficou em #1 no ranking nacional.
A JTI acredita na liberdade de escolha de seus consumidores. Por isso, disponibiliza amplamente informações sobre as consequências do tabagismo. Saiba mais em www.jti.com/brasil.