A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa em Roraima começou no início deste mês. Todos os animais devem ser imunizados até 15 de novembro. Já no estado de Rondônia, os produtores devem vacinar o rebanho a partir do próximo dia 15. O prazo vai até 15 de novembro. No arquipélago de Marajó (PA), a campanha, que começou no dia 15 de agosto, se estende até o próximo sábado. No Amapá, a vacinação se iniciou em 15 de setembro e vai até 15 de novembro.
Na maioria dos estados brasileiros, a segunda etapa da vacinação será realizada somente no próximo mês. Todo o rebanho de bovinos e bubalinos deverá receber a dose da vacina contra a doença no Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo.
Já nos estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins, a vacinação em novembro é obrigatória apenas para os animais com até 24 meses de idade.
Balanço
Segundo a Secretaria de Defesa Agropecuária, na primeira etapa da campanha, no primeiro semestre deste ano, 167.121.917 animais foram vacinados no país. Isto corresponde a 98,13% do total do rebanho bovino e bubalino envolvido na etapa. O calendário de vacinação fica disponível no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (acesse aqui).