Uso de pasto consorciado de gramíneas com leguminosas diminui impacto ambiental e eleva valor nutritivo
outubro 11, 2022Anuário Brasileiro da Cana-de-açúcar 2022
outubro 13, 2022[av_horizontal_gallery ids=’21050,21051,21052,21053′ height=’25’ size=’large’ links=’active’ lightbox_text=” link_dest=” gap=’large’ active=’enlarge’ initial=” control_layout=’av-control-default’ id=” av_uid=’av-neadqt’]
A relação com o café é algo incrível, vem de várias histórias dos avós paternos e maternos da Valéria Vidigal, que em Viçosa – Minas Gerais, foram proprietários de uma torrefadora de café e depois o seu pai o prof. João da Cruz Filho, onde foi professor e pesquisador na Universidade Federal de Viçosa. Assim que se casou, Valéria se mudou para Vitória da Conquista e junto com o marido iniciou uma jornada na cafeicultura. Em seguida vieram os filhos: Rafaela, Isabela e Renato, uma família apaixonada pelo agronegócio.
Mulher no agro, ela que tem uma garra típica do povo mineiro, concilia o trabalho com o seu marido Gianno Brito e o filho Renato. Esse trabalho vai tanto nas fazendas como no seu ateliê de pintura, artista que é conhecida como a “Pintora e Embaixadora do Café”.
Na opinião de Valéria Vidigal “O café vem com muitas histórias de amor, superação, dedicação, disciplina, respeito pela natureza e coragem. Não é fácil, pois as vezes temos que enfrentar desafios grandes, mas o trabalho e a fé vêm nos ajudando no decorrer dos anos. Cuidar de uma fazenda, vou falar principalmente da Fazenda Vidigal, uma fazenda que temos a plantação de café Arábica e onde eu transformei em um local de eventos com obras de arte espalhadas pelo cafezal, é apaixonante. Nela realizamos o Encontro Nacional do Café, evento que acontece desde o ano de 2007”.
Na Fazenda Vidigal, o trabalho vai desde a escolha das mudas, aos cuidados com a lavoura durante o período da florada até a maturação dos frutos, colheita e pós-colheita até a comercialização. Assim é o trabalho de toda a família, tendo como responsável técnico o engenheiro agrônomo Gianno Brito .
O Café Vidigal é classificado por especialistas e premiado em diversos concursos, dentre eles: I Concurso Coopmac de Qualidade de Café em 2020 e o Concurso Florada Premiada 3° Edição como Campeã Regional Planalto de Vitória da Conquista & Finalista Via Úmida. E nesse ano, Campeão do Concurso de Qualidade de Café, 1° Lugar Café Despolpado, realizado pela Prefeitura de Barra do Choça, Semagri e Cooperbac, e no concurso Florada Premiada de 2022 ficou entre os Top 100, melhores cafés do Brasil.
O Café Vidigal tem as características bem marcantes, entre elas: Aroma floral acentuado, acidez cítrica, sabor doce de melaço de cana, rapadura, frutas secas, bom corpo, uniformidade nas xicaras e considerado um café exótico. Seu rótulo leva a arte e assinatura da artista plástica, pintora Valéria Vidigal.
Para os apreciadores, esse café pode ser adquirido diretamente com a família Vidigal e visto também através das redes sociais, no Instagram @fazendavidigal @cafevidigal e pelo QR-Code. Assim a Família Vidigal conecta e comunica com o mundo.
E aí, vamos degustar um Café Vidigal?