Editora Gazeta na Expoarroz, em Pelotas
maio 8, 2017Anuário do Café 2017 demonstra cenário de superação
maio 10, 2017Vitivinicultores da Campanha Gaúcha querem se tornar conhecidos na elaboração de vinhos finos de qualidade e conseguir a Indicação de Procedência. Engajados nesse propósito, criaram a Associação Vinhos da Campanha e buscaram a Embrapa e seus parceiros para concretizar seus sonhos. Nos dias 3 e 4 de maio, foi realizado o I Simpósio de Viticultura e Enologia da Região da Campanha Gaúcha, no auditório da Unipampa, em Santana do Livramento (RS). O evento foi organizado pela Embrapa Uva e Vinho e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).
Na abertura do evento, o diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani, destacou o conteúdo técnico-científico e a multidisciplinariedade dos resultados que foram apresentados, visando a construção da Indicação de Procedência da Campanha Gaúcha. René Ormazabal, presidente da Associação de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha, comentou que foi necessário elaborar um dossiê da IP da Campanha Gaúcha. “No Brasil são cinco IPs na Serra Gaúcha, sendo esta a sexta indicação do RS e primeira de vinhos da Campanha, fora da região da Serra”.
Para Ormazabal, talvez 40 anos sejam pouco tempo desde que chegaram os americanos da Almadén, mas o empresário destaca o clima propício, ótima insolação, sistemas de condução modernos, profissionais capacitados e diversos vinhos demonstram qualidade e a tipicidade dos vinhos da região. No coquetel de abertura da programação, também foi lançado o Dia do Vinho para a região da Campanha Gaúcha, articulado pelo Ibravin. Ico Charopen, prefeito de Santana do Livramento, participou da abertura do Simpósio e, à noite, assinou o decreto estabelecendo o Dia do Vinho, durante o coquetel que contou com a presença de autoridades, produtores, proprietários de vinícolas, pessoas ligadas à vitivinicultura e estudante.
Charopen acredita que o “setor primário tem grande importância para a Campanha e pode ser uma alavanca importante para o desenvolvimento da região.” O chefe geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Celso Zanus, destacou que há uma grande quantidade de investimentos sendo feitos na Campanha Gaúcha para encontrar soluções tecnológicas e qualificar a imagem, melhorando a tecnologia com certificação internacional.
SAIBA MAIS
O Simpósio de Vitivinicultura é um evento seriado promovido pela Embrapa Uva e Vinho e Ibravin. O evento foi criado para ser promovido ao longo do tempo, nas diferentes regiões produtoras de vinhos do Brasil, em parceria com as instituições regionais do setor vitivinícola. A primeira edição esteve voltada inteiramente para a vitivinicultura da região da Campanha gaúcha. De acordo com o Chefe da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Celso Zanus, os assuntos abordados nos dois dias envolveram três temáticas básicas: trabalhos de pesquisa, inovação nos sistemas de produção da região Vinhos de Campanha; constituição dos regulamentos de uso e normativas da indicação de procedência dos Vinhos da Campanha Gaúcha.
“Trata-se de um trabalho em conjunto com empresas vinícolas da região. Outro tema importante do evento é o trabalho de finalização da indicação de procedência que vai levar à uma qualificação da imagem dos vinhos da região proporcionando maior competitividade” Todos os passos e cuidados que os vitivinicultores têm que seguir foram abordados nos dois dias do evento por pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho, professores universitários e especialistas na área. A Embrapa Uva e Vinho e o Ibravin logo vão disponibilizar em seus sites as apresentações feitas durante esses dois dias. Outras informações no site da Embrapa (aqui).