Associação entre fungos e café propicia plantas maiores e mais resistentes a pragas
março 27, 2023Décio Zylberstajn será homenageado no 3º Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio
março 27, 2023Reunião marcou também o lançamento da essência “Aroma da Mulher do Agro”, inspirada nas congressistas participantes das sete edições do evento
Força feminina, novidades, trocas de experiências e muita expectativa. Esse foi o tom do almoço que marcou o lançamento da 8ª edição do maior evento da América Latina de mulheres do agro, o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), realizado no dia 23 de março, no Baleia Rooftop, em São Paulo.
O evento, que espera reunir 3 mil protagonistas do setor, ocorre nos dias 25 e 26 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
Para a Gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios no Transamerica Expo Center, Renata Camargo, o encontro foi uma pequena amostra do como será o evento desse ano. “Estamos muito felizes com todas as conversas, encontros e reencontros que tivemos hoje. É um momento muito especial e importante, em que celebramos o mês e a força das mulheres, além de simbolizar o marco do início oficial dos trabalhos do Congresso e compartilhar um pouco do que aguarda as participantes em outubro.”
O almoço contou com a presença de parceiros do Congresso, além das cinco embaixadoras que representam as cinco regiões do Brasil ao longo ano, divulgando informações e convidando as mulheres a participarem.
Sônia Bonato, embaixadora representante do Centro-Oeste, diz que “o Congresso começou com 600 mulheres e, este ano, em sua oitava edição, esperamos por 3 mil mulheres ou mais. Com foco na sustentabilidade, vamos trazer debates sobre como produzir em um mesmo espaço, com mais tecnologia e inovação.”
Exemplificando esses objetivos, a embaixadora da região Nordeste, Ani Sanders, conta que o agro no sul do Piauí, por exemplo, começou a ser mais ativo no ano 2000. “Quando chegamos lá, colhíamos 15 sacos de soja por dia e, hoje, colhemos em média 90 sacos. Então, aumentar a produtividade em uma mesma área, cuidando da qualidade do solo, da preservação e da sustentabilidade é nosso foco.”
“A representação feminina no agronegócio tem crescido a cada ano e o nosso trabalho como embaixadoras é estar perto dessas mulheres, aproximá-las desse momento tão importante e significativo que é o CNMA, capaz de conectar a força feminina de Norte a Sul do país”, compartilha a embaixadora da região Norte, Renata Salatini.
Edineia Becker, embaixadora representante da região Sul, ressalta a relevância do evento e convida as mulheres para se unirem neste movimento. “Reforço o convite a todas as produtoras do Brasil para que não fiquem de fora desse evento que vai continuar aumentando o nosso protagonismo no agro. Contamos com cada uma de vocês.”
A essência delas
Outra novidade foi o lançamento do “Aroma da Mulher do Agro”. Desenvolvido por Márcia Rissato, CEO da Pomander, empresa especializada em perfumes terapêuticos, o produto representa a essência resiliente e delicada das mulheres.
Ela conta que a criação do aroma foi um grande desafio e ao mesmo tempo uma experiência muito boa. “Destaquei nessa produção o óleo essencial de vetiver, que traz a conexão com a terra, com as nossas raízes, além de tangerina e laranja doce, que promovem alegria genuína e sutileza. Também adicionei o óleo de sálvia esclareia, que carrega a energia da feminilidade. Tudo isso representa que a gente decide, com raízes e estrutura, mas sem perder a sensibilidade feminina”, explica.
CNMA 2023
Com o tema “Dobrar o Agro de tamanho com sustentabilidade: A Marca Brasileira”, o Congresso tem como um dos principais objetivos debater as modernizações e evoluções necessárias para que o setor continue crescendo e consolidando sua importância para o Brasil e para o mundo nas questões de segurança alimentar, energética e ambiental.
“Sabemos que nosso país tem um enorme potencial para desenvolver e auxiliar, interna e externamente, esses três pilares. Por isso, fomentar esse tema foi a nossa escolha para este ano. Além, claro, de ressaltar o papel fundamental que nós, mulheres, desempenhamos para alcançar esse objetivo. O protagonismo feminino está se tornando cada vez mais presente dentro do agronegócio, e o CNMA vem para evidenciar esse cenário e mostrar como as mulheres têm se movimentado para construir um setor forte, referência em produção, tecnologia e sustentabilidade”, finaliza Renata Camargo.
As vendas do 1º lote de inscrições, com preço promocional, ocorrem até a próxima sexta-feira, dia 31. Participantes podem realizar a compra pelo site (clique aqui).