
Profissionais da horticultura do Brasil e exterior recebem atualização técnica para fortalecer a produção e o apoio ao produtor
julho 10, 2025
Exportações de grãos mantêm ritmo em junho, aponta relatório da ANEC
julho 10, 2025Nessa quarta-feira, 9, a China Brasil Tabacos (CBT) deu um importante passo rumo à consolidação de sua identidade organizacional com o lançamento do Guia de Cultura intitulado ‘Nosso Estilo, Nossa Cultura’. O material foi desenvolvido de forma colaborativa, construído a muitas mãos, envolvendo um comitê interno e grupos focais formados por colaboradores da empresa. O Guia define o propósito, visão e valores que norteiam a CBT.
A criação seguiu um processo estruturado e participativo, dividido em três etapas: diagnóstico da cultura, alinhamento da cultura e, por fim, a elaboração. Desde fevereiro, foram promovidos diversos encontros com o objetivo de compreender a cultura já existente na empresa e traçar os caminhos desejados para o futuro.
Mais do que um documento, o Guia representa um compromisso coletivo com uma empresa mais integrada, ética e preparada para os desafios do setor. Ele servirá como referência para tomadas de decisão, fortalecimento das relações internas e orientação das ações do dia a dia.
Compromisso com o futuro
Para o Diretor Geral de Operações da CBT, Ricardo Jackisch, o lançamento do Guia de Cultura marca o início de uma nova fase. “Somos a empresa mais jovem do setor, com um enorme potencial no mercado brasileiro e internacional. Ainda temos muito a aprender e a evoluir, mas esses valores refletem bem quem somos e para onde queremos ir.”
A Gerente de Assuntos Corporativos e Recursos Humanos, Letícia de Mello Pereira, destacou o sentimento de celebração vivido no lançamento do material. “Quando falamos de cultura, falamos de pessoas. Passamos grande parte do nosso tempo no ambiente de trabalho e ele precisa ser o melhor possível, mesmo diante dos desafios.”
O Orientador Agrícola Tiago Eisenhardt, que participou do grupo focal, ressaltou a riqueza do processo. “Tivemos a oportunidade de debater abertamente os pontos fortes, as dificuldades e os aspectos a serem aprimorados. Nossa equipe trouxe a visão do campo e conseguimos entender melhor as outras áreas da empresa também.”
Cultura da CBT
Propósito: Cultivar relações de confiança, acolhendo pessoas, mercados e culturas por meio de negócios responsáveis que geram prosperidade de ponta a ponta.
Visão: Ser reconhecidos globalmente pela excelência e desenvolvimento sustentável, centrados na lealdade dos produtores integrados e clientes, gerando valor para nossos colaboradores, comunidades e acionistas.
Valores: Proximidade, agilidade, conformidade, excelência, superação e protagonismo.
Clube de Leitura: cultura em movimento
Como forma de reforçar a internalização dos princípios apresentados no Guia de Cultura, será criado um Clube de Leitura, com encontros mensais para discutir livros e aprofundar reflexões sobre a cultura organizacional da empresa. A primeira obra a ser discutida será ‘Walking The Talk’.
Além disso, os participantes dos grupos focais receberam os livros ‘Quem Mexeu no Meu Queijo?’ e ‘Como Sair do Labirinto’, como forma de reconhecer e incentivar seu envolvimento no processo.
