A Cotrijal recebeu, nesta semana, o Programa DNA Cooperativo, formação promovida pelo Sistema OCB, da Organização das Cooperativas Brasileiras. Voltado para colaboradores de cooperativas, o programa visa fortalecer a identidade e a cultura do cooperativismo. Na Cotrijal, duas turmas participaram da formação, a primeira em Soledade, na terça-feira, 05 de agosto, e a segunda em Não-Me-Toque, na quarta-feira, 06 de agosto.
A capacitação apresentou aos colaboradores a história, os princípios e valores do cooperativismo, isto é, o DNA Cooperativo. Os valores fundamentais, seguidos por cooperativas de todo o mundo, garantem a adoção de conceitos como adesão livre e voluntária, gestão democrática, autonomia e independência. Eles também preveem a participação econômica dos membros e a intercooperação, assim como a educação, formação e informação.
Além disso, devido às suas características e princípios, o cooperativismo impacta diretamente o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde está inserido. “Uma cooperativa é uma empresa comunitária, então o colaborador de uma cooperativa trabalha por uma causa, a causa da prosperidade conjunta”, explicou Ricardo Leite, instrutor da formação e especialista em cooperativismo.
De acordo com Leite, essa compreensão sobre a dimensão e impacto do cooperativismo permite que os colaboradores desempenhem suas funções com um propósito, reforçando o senso de pertencimento às empresas. “A partir do momento em que o colaborador entende a história e a essência do cooperativismo, ele entende melhor a razão do trabalho que realiza e o impacto que ele causa, inclusive o impacto social do seu trabalho”, ressaltou. |