Convite para as conferências de mídia do Mundo Virtual da Bühler em 11 e 14 de maio de 2020
maio 5, 2020Grandes Nomes da Arquitetura Rio Grande do Sul 2020
maio 7, 2020A colheita do algodão safra 2019-2020 se aproxima em Goiás. Após meses de controle e monitoramento dos mais de 37 mil hectares plantados no estado, as plantas chegam à sua maturidade para, enfim, serem colhidas.
No município de Cristalina, a previsão de colheita do algodão safra é para o final de maio e início de junho. A região é a primeira no estado a realizar seu plantio e colheita, um pouco antes das demais regiões no estado.
Conforme o presidente da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), Carlos Alberto Moresco, as chuvas fortes no mês de abril prejudicaram um pouco a lavoura em Cristalina, causando uma pequena redução na produtividade. Mesmo assim, a expectativa é que a produtividade ultrapasse a média de 300@/ha.
“Continuamos otimistas com a produtividade e qualidade do nosso algodão. Produtores começaram a preparação das colheitadeiras e das usinas de beneficiamento”, comenta Moresco. Os beneficiamentos devem começar logo depois do início da colheita, na segunda semana de junho.
Covid-19
Ainda conforme o presidente da Agopa, os produtores estão tomando os devidos cuidados para garantir a segurança de suas equipes em relação à Covid-19 durante a colheita. Cuidados com a desinfecção de equipamentos, uso dos EPIs e controle de entrada nas fazendas são medidas que estão sendo tomadas desde o mês de março. Os procedimentos específicos para a colheita também seguirão os padrões de segurança estabelecidos para o período de pandemia.
Carlos Alberto Moresco também afirma que outra preocupação do setor é com o mercado da pluma. “As exportações lentas e as fiações brasileiras desaceleraram, estamos conversando com todos os agentes envolvidos para que os impactos sejam minimizados e garantam a sustentabilidade econômica da produção”, afirma.