Jornada “Amazônia Viva EaD” é oferecida pelo Sistema B Brasil e pela Economia de Comunhão Brasil.
Tendo em vista o agravamento da crise climática e social, como as recorrentes enchentes, o Sistema B Brasil e a Economia de Comunhão Brasil abriram inscrições gratuitas para a Jornada de Aprendizagem “Amazônia Viva EaD 2024”.
O curso integra o Projeto Amazônia Viva, com apoio da Porticus Foundation.
A jornada capacitará empreendedores e lideranças comunitárias e religiosas a articularem a economia, a justiça climática e a espiritualidade por meio de conhecimentos sobre sociobiodiversidade, manejo sustentável e bem viver, além de práticas com exercícios e um workshop online ao vivo para aplicação dos conteúdos.
Ao final do curso, os participantes estarão aptos a explicarem a relação entre economia, justiça climática e espiritualidade bem como a necessidade desta articulação para a adoção de modelos de desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal.
“Entendendo esta relação, as lideranças e os empreendedores poderão promover o bem viver de todos, respeitando a sociobiodiversidade e o manejo dos recursos naturais”, afirma o diretor executivo interino do Sistema B Brasil, Rodrigo Gaspar.
A Jornada Amazônia Viva EaD 2024 é indicada para:
– Líderes de negócios empresariais e de base que desejam implementar mudanças significativas em suas empresas e inspirar transformações sustentáveis;
– Líderes de comunidades de fé que estão conscientes da crise climática e de outras questões graves;
– Ativistas sociais e representantes de organizações envolvidos com comunidades indígenas, tradicionais, a população negra, quilombola e jovens estudantes;
– Líderes de comunidades de base que lutam para proteger suas casas e territórios contra impactos de várias naturezas;
– Estudantes interessados e envolvidos em causas ambientais e sociais, buscando aprofundar seu conhecimento e impacto.
“Esta Jornada de Aprendizagem pretende sensibilizar lideranças de comunidades empresariais, de fé, de base e envolvidas com questões de justiça climática pois o projeto Amazônia Viva entende que há um fio que conecta todas essas agendas: o bem viver de todas as pessoas”, ressalta Gilvan David, gestor programático da Economia de Comunhão Brasil.
O curso será de 20 de maio a 8 de julho, estruturado em três módulos temáticos sobre Justiça Climática, Economia e Biodiversidade, além de Comunidades Religiosas, Espiritualidade e Empreendedorismo, divididos em oito videoaulas, sendo duas ao vivo, das 19h às 20h30, com especialistas.
Para participar, é preciso ter 18 anos de idade, no mínimo, estar localizado, prioritariamente, na região da Amazônia Legal/Região Norte, e ter um dispositivo conectado à internet. A frequência em 75% do curso dá direito ao certificado de participação.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/8EfL6ieaqREqesuU9
Sobre o Sistema B Brasil
O Sistema B Brasil é uma organização parceira do B Lab desde 2012, responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local do Movimento B no Brasil e na América Latina. Ele articula um movimento global de pessoas que usam os negócios para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta. No centro deste movimento, estão mais de 320 Empresas B certificadas no Brasil que compartilham um perfil de negócio de impacto positivo equilibrando propósito e lucro. Na América Latina, são mais de 1 mil Empresas B certificadas e, no mundo, mais de 7 mil.
Sobre a Economia de Comunhão (edc)
A Economia de Comunhão é um movimento global que vive pela erradicação da pobreza, por um mundo mais justo, regenerativo e fraterno a partir de uma cultura de encontro e comunhão. Fundada em 1992, a organização acredita neste propósito como uma potente ferramenta de transformação na forma de pensar e fazer negócios, por meio da conexão de pessoas, compartilhamento de propósitos e recursos e a concretização da comunhão. Hoje, possui 300 associados no Brasil e 970 empresas inseridas globalmente.
Imagem: Grazi Praia