DAVID DEL CASTILLO É NOMEADO DIRETOR DE VENDAS REGIONAL LATAM DE ALIMENTOS PROCESSADOS DA TOMRA NA TOMRA FOOD DO CHILE

David del Castillo se juntou à equipe TOMRA Food. Trabalhará na nova sede regional inaugurada em Santiago, Chile, em 2020. Possui mais de 13 anos de experiência em cargos de vendas na indústria de alimentos, sempre intimamente ligado ao setor de alimentos e tecnologia. “Essa combinação de alimentos e tecnologia é o futuro da indústria em nível global e, claro, da LATAM”, afirma.

David del Castillo gerenciou equipes multidisciplinares durante a maior parte de sua vida profissional. Embora tenha estudado Medicina Veterinária, sempre se interessou mais pela Ciência dos Alimentos. “Aqueles foram os anos em que a segurança dos alimentos e a industrialização explodiram. Fui um dos primeiros graduados em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Espanha, então não esperei muito para receber ofertas”, explica. “Acredito firmemente que a tecnologia avançada e a indústria de alimentos andarão de mãos dadas no futuro. Um exemplo claro disso é o que a TOMRA Food tem feito todos esses anos globalmente. Estou muito animado com esta oportunidade de desenvolver a excelente equipe que nós temos e alcançarmos as metas ambiciosas que estabelecemos para os próximos anos”.

Estes são tempos desafiadores devido à pandemia do coronavírus e suas consequências em todo o mundo. “O ano de 2020 foi difícil com o fechamento de restaurantes, hotéis etc. O setor de alimentos foi duramente atingido e os processadores suspenderam novos investimentos por conta da incerteza sobre o fim da crise da saúde. Agora, em 2021, com o aumento dos custos de matéria-prima, muitos processadores estão recorrendo à tecnologia da TOMRA para otimizar seus processos e obter maior qualidade de produto para ganhar vantagem competitiva”, afirma.

Thomas Molnar, Chefe de Vendas Globais da TOMRA Processed Food na TOMRA Food, afirma: “Estamos muito satisfeitos por David ter se juntado à nossa equipe. Ele tem uma vasta experiência e traz uma nova visão que é essencial nestes tempos difíceis. Seu histórico na indústria de alimentos ligada à tecnologia é muito interessante e se encaixa perfeitamente no caminho que percorremos na TOMRA Food”.

Metas e expectativas para o futuro

Neste contexto, David del Castillo estabeleceu para si vários objetivos gerais para o curto e médio prazo. Ele prioriza a equipe de trabalho para toda a região, com novas contratações em vendas, suporte técnico e serviços. Essa decisão mostra o quanto ele está em sintonia com um dos pilares mais importantes da TOMRA: a excelência no atendimento ao cliente. “Nosso negócio tem crescido continuamente nos últimos anos. Precisamos continuar apoiando nossos clientes, não só com a melhor tecnologia, mas também com a melhor equipe. A presença local é muito importante. Devemos estar próximos de nossos clientes, entender suas necessidades, e dar-lhes as melhores soluções para continuarmos a crescer juntos. A médio prazo, queremos lançar novas tecnologias que nos permitam entrar em novos mercados e crescer em países que ainda não exploramos totalmente, mas que têm muito potencial para a TOMRA “, acrescenta.

O Brasil é um grande mercado onde a TOMRA Food experimentou uma tremenda expansão com mais de 150 máquinas instaladas. “É um mercado em crescimento, onde continuaremos a apoiar nossos clientes com o melhor serviço local e entrega rápida de peças de reposição. Temos um plano ambicioso para modernizar o parque de máquinas existente por meio de atualizações para oferecer a tecnologia mais recente do mercado. Queremos também aumentar a nossa presença em segmentos de produtos e aplicações ainda não totalmente explorados. Podemos agora oferecer excelentes soluções para atender às necessidades da indústria graças ao desenvolvimento dentro da TOMRA. Em suma, vamos apostar muito forte no Brasil, onde já temos uma extensa base de instalações e uma presença local bem estabelecida de vendas e serviços”, observa o responsável.

Por outro lado, o Chile é um mercado que a TOMRA conhece bem, onde conseguiu uma expansão significativa: instalou mais de 130 máquinas no país e no ano passado inaugurou novos escritórios em Santiago, Chile, que também inclui um armazém de peças de reposição e sala de demonstração que estão se mostrando muito úteis.

É um mercado maduro, e continuaremos a oferecer aos nossos clientes o melhor serviço local e entrega de peças de reposição 24 horas por dia. Estamos trabalhando lado a lado com nossos clientes, introduzindo nossas novas plataformas em aplicações inovadoras específicas para o Chile. Além disso, neste ano lançaremos uma nova máquina com tecnologia nunca antes vista”, explica.

Sobre as expectativas, ele diz que, embora esteja há pouco tempo na empresa, já está conhecendo sua história passada e presente. “Para o futuro, gostaria de formar uma equipe sólida para continuar nosso crescimento na América Latina. Existem grandes oportunidades na região e, com a excelente tecnologia da TOMRA e sua equipe, tenho certeza que alcançaremos os objetivos que traçamos para os próximos anos”.

Expansão para novos mercados e tendências globais

David del Castillo afirma: “Chile, Argentina e Brasil são os principais mercados da América Latina. Também queremos crescer em outros mercados emergentes como Peru e Colômbia. Além disso, este ano, estamos incluindo o México em nossa região. Vemos grande potencial nesse mercado de hortaliças e muitos mais produtos exportados para os Estados Unidos”, esclarece.

Ele destaca duas tendências globais que também estão presentes na América Latina. “A primeira tendência é o consumo de alimentos saudáveis ​​como nozes, frutas e vegetais – principais segmentos de mercado da TOMRA na região. Em segundo lugar, a segurança alimentar é fundamental: nenhum cliente aceitará um produto que possa prejudicar sua saúde. A tecnologia da TOMRA é específica visa reduzir esses riscos para o consumidor final”, garante.

David del Castillo se junta à equipe da TOMRA Food com energia e um desejo genuíno de alcançar seus objetivos. “Gostaria de agradecer a calorosa acolhida que recebi da equipe LATAM e dos meus colegas da Europa e dos Estados Unidos que, apesar das dificuldades do momento e das restrições de mobilidade, me fizeram sentir parte deste grande família desde o início. Estou mais do que feliz por fazer parte desse grupo de profissionais de alta qualidade”, finaliza.

Sobre a TOMRA Food

A TOMRA Food projeta e fabrica máquinas de classificação baseadas em sensores e soluções integradas de pós-colheita para a indústria de alimentos. Inovamos a tecnologia analítica mais avançada do mundo e a aplicamos para classificação, separação e descascamento. Mais de 12.800 unidades estão instaladas em produtores, embaladores e processadores de alimentos em todo o mundo para confeitaria, frutas, frutas secas, grãos e sementes, produtos de batata, proteínas, nozes e vegetais.

A missão da empresa é permitir que seus clientes melhorem os retornos, ganhem eficiência operacional e garantam um abastecimento alimentar seguro por meio de tecnologias inovadoras e utilizáveis. Para conseguir isso, a TOMRA Food opera centros de excelência, escritórios regionais e locais de fabricação nos Estados Unidos, Europa, América do Sul, Ásia, África e Australásia.

A TOMRA Food é membro do Grupo TOMRA que foi fundado em uma inovação em 1972 que começou com o projeto, fabricação e venda de máquinas de venda reversa (RVMs) para coleta automática de embalagens de bebidas usadas. Hoje, a TOMRA fornece soluções baseadas em tecnologia que permitem a economia circular com sistemas avançados de coleta e classificação que otimizam a recuperação de recursos e minimizam o desperdício nas indústrias de alimentos, reciclagem e mineração e está comprometida com a construção de um futuro mais sustentável.

A TOMRA tem aproximadamente 100.000 instalações em mais de 80 mercados em todo o mundo e teve receitas totais de aproximadamente 9,9 bilhões de NOK em 2020. O Grupo emprega aproximadamente 4.300 globalmente e está publicamente listado na Bolsa de Valores de Oslo (OSE: TOM). Para obter mais informações sobre a TOMRA, consulte www.tomra.com

Notícias

spot_img

Outras notícias