
Brado registra avanços em defensivos agrícolas, bens de consumo e pluma de algodão no primeiro semestre de 2025
agosto 14, 2025Entre as práticas essenciais para garantir uma safra segura e sustentável, está o descarte adequado das embalagens vazias de agrotóxicos e defensivos agrícolas. Nesta segunda-feira, 18, foi celebrado o Dia Nacional do Campo Limpo, data que reconhece o esforço conjunto de todos os elos da cadeia agrícola em benefício da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável no campo.
Estabelecida pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), a data tem como objetivo reforçar a importância do Sistema Campo Limpo, responsável pela logística reversa das embalagens de agrotóxicos.
A China Brasil Tabacos (CBT) integra o Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco). Por meio dessa iniciativa, são organizados cronogramas anuais de coleta de embalagens nas propriedades rurais, amplamente divulgados para garantir a adesão dos produtores. O roteiro atual do programa iniciou em 11 de agosto e segue até 23 de setembro.
Após a aplicação, as embalagens dos defensivos devem passar obrigatoriamente pela tríplice lavagem. As embalagens rígidas são separadas corretamente, enquanto as embalagens flexíveis devem ser acondicionadas em sacos específicos de descarte, fornecidos pela empresa. O armazenamento deve ser feito em depósitos de agrotóxicos conforme as normas estabelecidas.
Compromisso com a sustentabilidade no campo
Na CBT, os produtores integrados recebem orientação técnica detalhada sobre o uso correto, manuseio seguro, aplicação adequada e armazenamento responsável dos defensivos agrícolas. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é obrigatório durante todas as etapas de manuseio.
A Engenheira Agrônoma, Daiane Pinheiro Kroning, reforça a conscientização sobre o descarte correto das embalagens vazias de agrotóxicos. “Na China Brasil Tabacos, trabalhamos de forma constante com os produtores integrados, oferecendo orientação técnica sobre o uso seguro e responsável dos defensivos agrícolas, inclusive em momentos como a destinação final destas embalagens. São ações simples, mas fundamentais para proteger o meio ambiente, a saúde do produtor e garantir uma agricultura mais sustentável.”