Abertura: mensagem foi de defesa dos produtores de tabaco
março 21, 2023TOMRA FOOD COMPARTILHA CONHECIMENTOS DE ESPECIALISTAS NO CONGRESSO MUNDIAL DE ABACATE
março 22, 2023O governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou nesta terça-feira, 21 de março, da abertura da 21ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo (RS). Diante de diversas autoridades e lideranças do agronegócio, Leite enfatizou a defesa da cadeia produtiva do tabaco.
“Quero destacar o entendimento que temos em relação à cadeia produtiva do tabaco. Podem ter certeza que essa cultura encontrará sempre respeito e respaldo por parte do governo do Estado porque entendemos a sua importância econômica. Entendemos que outros produtos também podem causar prejuízos à saúde da população e não podemos aceitar condenar uma determinada produção, especialmente porque a humanidade sempre encontra formas de atender as suas necessidades pessoais. É importante que se haja respeito, que se entenda o impacto na vida de milhares de pessoas”, destacou Leite.
A fala vem em um momento de preocupação para a cadeia produtiva. Em novembro, a décima Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) pode trazer entraves à produção do tabaco. Benício Werner, presidente da Afubra, falou sobre o tema.
“Uma preocupação é o retorno das discussões em torno da CQCT. Precisamos das autoridades unidas em torno desta cultura que gera milhares de empregos. O setor do tabaco não pode ser visto como um vilão, mas como um importante segmento gerador de renda, emprego, qualidade de vida”, enfatizou.
O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, esteve presente na solenidade e recebeu autoridades, lideranças do agronegócio e visitantes no estande da entidade. Ele avalia positivamente a participação do governo do Estado no evento que acontece até a próxima sexta-feira, 24 de março.
“Ficamos satisfeitos em perceber que há um respaldo por parte do governo gaúcho. É um apoio esperado, considerando a relevância econômica e social do produto para o Rio Grande do Sul. Atualmente, o Estado responde por 50% do total da produção de tabaco brasileiro e tem grande representatividade no mercado global se levarmos em conta que o Brasil é segundo maior produtor mundial de tabaco”, avalia Schünke.
ESTIAGEM TAMBÉM PREOCUPA – Às vésperas do Dia Mundial da Água, diversas lideranças demonstraram preocupação com a estiagem que vem assolando o Estado nas últimas safras. Benício Werner, presidente da Afubra, enfatizou a importância de o Estado investir em alternativas. “Precisamos implementar a construção de reservatórios, seja por meio de açudes ou por barragens. Em nossa região já existem projetos de barragens e eles vem ao encontro do ambiente rural, mas também do meio urbano, que tem crescido”, comentou.