Quatro estados concentram quase 70% da produção de grãos do País
maio 19, 2017Cecafé promove evento que reunirá participantes do setor de café
maio 23, 2017Com a proposta de promover as espécies de hortaliças que fazem parte do grupo de plantas alimentícias não convencionais, mais conhecidas como PANC, pesquisadores, produtores rurais e profissionais da área de gastronomia vão se reunir em Brasília (DF), nos dias 1 e 2 de junho, para participar do I Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais (HortPANC).
“O objetivo principal do evento é aproximar profissionais de diferentes setores relacionados às hortaliças não convencionais para favorecer a realização de ações que promovam o cultivo e o consumo dessas espécies pela população”, comenta o pesquisador Nuno Madeira ao enumerar algumas hortaliças PANC: azedinha, bertalha, cará-moela, capuchinha, jambu, mangarito, ora-pro-nóbis, taioba e vinagreira.
Além do sabor e do valor nutricional, pontos que interessam para a gastronomia, as hortaliças não convencionais são espécies rústicas e bem adaptadas, que exigem poucos insumos e, por isso, podem ser boas opções de cultivo especialmente para agricultores familiares.
As hortaliças não convencionais apresentam um grande potencial, tanto do ponto de vista agronômico quanto culinário, apesar de pouco exploradas comercialmente. Sendo assim, o evento pretende estabelecer vínculos entre pesquisadores que estudam essas espécies, agricultores interessados em plantá-las e os profissionais de gastronomia que, pouco a pouco, vêm inserindo essas hortaliças em seus cardápios.
A expectativa é que, a partir do I HortPANC, ocorram iniciativas para a promoção da produção e do consumo de hortaliças não convencionais, com estratégias para reduzir as fragilidades e para ressaltar as fortalezas de modo a popularizar cada vez mais essas espécies. Confira a programação do evento aqui.