
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia limpa na Fenabio durante Fenasucro & Agrocana
julho 16, 2025
Câmara Setorial do Tabaco se mobiliza para a COP 11 e avalia cenário das exportações
julho 17, 2025A possível restrição na oferta global de clorantraniliprole por parte da China, principal produtora do ingrediente ativo estratégico para o combate de pragas agrícolas, acende um importante alerta para os agricultores brasileiros. A redução na disponibilidade da substância, somada a exigências mais rígidas de controle de qualidade e sustentabilidade, pode pressionar custos e afetar diretamente o fornecimento de inseticidas essenciais para diversas culturas no Brasil.
O cenário preocupa, especialmente por se tratar de uma molécula altamente eficaz no controle de insetos mastigadores (como lagartas e besouros), amplamente utilizada em culturas como soja, milho, algodão, citros e café. Pertencente ao grupo químico das diamidas antranílicas, o clorantraniliprole atua nos receptores de rianodina dos músculos dos insetos, causando paralisia e morte de forma seletiva, o que o torna uma opção segura e eficiente para o manejo de pragas.
“Estamos diante de um contexto que exige atenção redobrada dos produtores, especialmente aqueles que já contam com produtos à base de clorantraniliprole em seus programas de manejo. O abastecimento pode ser impactado e os custos aumentarem, por isso é fundamental avaliar alternativas viáveis com antecedência”, alertaGabriel Paggiaro, gerente de marketing da Ourofino Agrociência.
Como alternativa à possível escassez, Gabriel destaca o inseticida Goemon, com eficácia comprovada no controle de pragas mastigadoras, incluindo as principais espécies de lagartas. Desenvolvido pela área de P&D da Ourofino Agrociência com foco nas condições da agricultura tropical, o Goemon integra o portfólio de soluções sustentáveis da companhia e se encaixa perfeitamente em programas de Manejo Integrado de Pragas (MIP).
“Diante de um mercado cada vez mais sensível a questões geopolíticas e ambientais, o planejamento do produtor rural passa, também, pela escolha de parceiros comprometidos com inovação, disponibilidade e segurança no fornecimento de insumos. A missão da Ourofino Agrociência é reimaginar a agricultura brasileira e isso significa também antecipar desafios e entregar soluções eficazes, com qualidade, respaldo técnico e oferta garantida”, afirma Gabriel.
Sobre a Ourofino Agrociência
A Ourofino Agrociência é uma empresa de origem brasileira, fabricante de defensivos agrícolas, com 15 anos de atuação. Sua fábrica, considerada uma das mais modernas do mundo no segmento, está localizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e possui capacidade de produção de 200 milhões de quilo/litros por ano. São mais de 50 mil m² de área construída, com equipamentos de última geração e ambiente automatizado. A empresa desenvolve produtos, serviços e tecnologias com base nas características do clima tropical, seguindo o propósito de Reimaginar a Agricultura Brasileira. Mais informações no site www.ourofinoagro.com.br.