Começam as certificações das fazendas pelo Programa Algodão Brasileiro Responsável
abril 9, 2021Terra Nascente agrega eficiência em seu fertilizante orgânico
abril 12, 2021Importância da adoção de práticas de manejo, políticas públicas e novas tecnologias serão temas do debate sobre a preservação do solo de forma sustentável
O solo está na essência da agricultura e é um recurso indispensável para a manutenção da vida no planeta. Em 15 de abril, dia em que se celebram os esforços para a sua conservação, a Corteva Agriscience, a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e a Embrapa Solos promovem o evento “Os Desafios da Qualidade do Solo”, uma reflexão sobre a importância de realizar ações para preservar o solo e contribuir para o aumento da produção de alimentos com sustentabilidade.
O evento, que será aberto ao público e realizado de forma híbrida, é destinado a pesquisadores, técnicos, produtores rurais e outros profissionais do setor. A programação terá início às 9h, com uma breve abertura dos realizadores e, na sequência, ocorre o debate principal. Para participar do evento, não é preciso inscrição prévia; basta clicar neste link.
O Líder Global de Nematóides da Corteva Agriscience, Tim Thoden, abordará a “Diversidade e interações biológicas no solo”. O pesquisador da Embrapa Solos, Pedro Luiz de Freitas, trará o tema “Tecnologias baseadas em práticas conservacionistas para conservação do solo e controle da erosão”. Já a presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Lúcia dos Anjos, falará sobre “As contribuições históricas da ciência do solo para a produção agropecuária brasileira”. E, por fim, um produtor rural comentará sobre as vantagens de um solo saudável para uma agropecuária sustentável e produtiva. No fechamento do evento, a Diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação (DEPROS) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mariane Crespolini, fará uma apresentação com o tema “Tecnologia: uma agenda para a Conservação do Solo”.
Os caminhos para a conservação do solo
A conservação do solo representa o conjunto de princípios e práticas agrícolas destinadas a preservar a fertilidade química e as condições físicas e microbiológicas do solo. Importante componente dos ecossistemas, o solo integra o ciclo de produção de água e é a base dos biomas e de quase toda a produção de alimentos do planeta. Mesmo com tantas funções vitais para a sobrevivência humana, os solos sofrem um constante processo de degradação.
Estudos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) apontam que a erosão está entre os principais fatores de degradação dos solos. A erosão é o processo de perda de solo causada pelo efeito das chuvas e do vento, podendo ser agravada em solos agrícolas mal manejados e em pastagens degradadas. A inadequada cobertura vegetal e o baixo enraizamento nessas áreas, acabam contribuindo para o agravamento da erosão.
A boa notícia é que os esforços empreendidos nos últimos anos, associados ao crescente interesse das instituições de pesquisa e à conscientização dos produtores e de todos os envolvidos nas cadeias de produção agropecuárias têm gerado avanços na conservação dos solos.
No segundo semestre de 2020 (de julho a dezembro), a área de pastagens recuperadas atingiu a marca de mais de 372 mil hectares, o que corresponde a um crescimento de 98% da área em comparação ao mesmo período de 2019. O investimento, considerando somente a tecnologia de recuperação de pastagem, foi superior a R$ 876 milhões, 35% maior que o registrado anteriormente. O Plano ABC – responsável por fomentar tecnologias sustentáveis na pecuária para reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa – já investiu quase R$ 2 bilhões apenas nesse semestre, somando-se todas as 10 linhas de financiamento.
–
Sobre a Corteva Agriscience
A Corteva Agriscience é uma empresa de capital aberto que oferece aos agricultores de todo o mundo o mais completo portfólio de insumos do setor, como sementes, proteção de cultivos e soluções digitais para maximizar a produtividade e a rentabilidade dos produtores. A empresa é detentora de algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura (Pioneer®, Granular®, Brevant™ Sementes e premiados produtos de Proteção de Cultivos), trabalhando ativamente no desenvolvimento e lançamento de produtos por meio de seu robusto pipeline de química ativa e tecnologias. A empresa está empenhada em trabalhar com toda a cadeia para cumprir o seu propósito de enriquecer a vida daqueles que produzem e consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações. A Corteva Agriscience tornou-se uma empresa independente em 1º de junho de 2019. Antes dessa data, era Divisão Agrícola da holding DowDuPont.
Mais informações disponíveis em www.corteva.com.
Acompanhe a Corteva Agriscience em Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube.
–
Sobre a Embrapa Solos
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), criada em 1973, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Desde a sua criação, assumiu o desafio de desenvolver um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso País. É uma empresa de inovação tecnológica focada na geração de conhecimento e tecnologia para a agropecuária brasileira. A Embrapa Solos é uma das 43 unidades da Embrapa, sendo uma referência internacional em solos tropicais, que coordena e executa, em todo o território nacional, ações no sentido de prognosticar e promover medidas preventivas de riscos ambientais em decorrência do uso inadequado dos recursos solo e água. Essas ações são centradas na visão integrada do solo como patrimônio das gerações presentes e futuras, priorizando o planejamento de uso sustentável das terras, fornecendo subsídios para tomada de decisões e contribuindo para o avanço do conhecimento técnico-científico na área de Ciência do Solo.
Mais informações: www.embrapa.br
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube.
Sobre a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBSC)
A SBCS é uma sociedade científica que congrega pessoas e instituições com o objetivo de promover o intercâmbio intelectual daqueles que atuam na pesquisa, no ensino, na divulgação ou em atividades técnicas para o conhecimento e melhor utilização do solo e da água no Brasil. Para isso, publica livros didáticos e promove eventos sobre o tema e mantém estreita ligação com os sócios por meio de publicações e mídias sociais.
A SBCS também tem como objetivos difundir o conhecimento dos métodos científicos e das técnicas racionais de exploração, tratamento e conservação do solo e da água; adequar e uniformizar a nomenclatura e representação do solo, bem como dos métodos de análise e seus controles de qualidade e ainda colaborar e zelar para o aperfeiçoamento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos e para o detalhamento dos Levantamentos de Solos do Brasil.
Mais informações: www.sbcs.org.br
Mídias sociais: @sbcs.solos