Florestas se apresentam como atividade agrícola e econômica
março 23, 2017Competitividade do vinho brasileiro em destaque na Fazenda
março 27, 2017Informações: Portal Gaz
Realizada entre terça-feira e ontem em Rincão Del Rey, no interior de Rio Pardo, a Expoagro Afubra 2017 encerrou com recorde de público e de vendas, confirmando a expectativa de retomada da economia também no que diz respeito à pequena propriedade. Ao todo, segundo a Afubra, 92 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições nos três dias de evento. O número é 15% maior que o registrado no ano anterior.
Os negócios fechados na Expoagro também ficaram bem acima do alcançado em 2016 e até mesmo do que era esperado pelos organizadores. A movimentação financeira chegou a R$ 53,8 milhões, 38% acima do ano passado. A estimativa era de um crescimento de 20%. As agroindústrias venderam R$ 603 mil, aumento de 21%.
Para o presidente da Afubra, Benício Werner, a expectativa foi alcançada e o incremento nos números se deve ao trabalho sério de todos os parceiros. O coordenador-geral da Expoagro, Marco Antonio Dornelles, comenta que os problemas ocasionados pela fiscalização dos veículos que se dirigiam à feira não chegaram a atrapalhar a presença do público. “Foi um grande inconveniente para as pessoas que ficaram paradas sob o sol no asfalto. Mas o parque esteve sempre lotado”, frisou, dizendo que os resultados merecem ser comemorados. Para a próxima edição da Expoagro, o coordenador-geral antecipa que a intenção é promover melhorias com base, especialmente, na pesquisa feita com expositores e visitantes.
EXPOAGRO 2018 Ao contrário do que tradicionalmente ocorria, a data da próxima Expoagro não foi divulgada no encerramento da atual. Isso porque, segundo o presidente da Afubra, a decisão só será tomada quando for resolvido o impasse sobre o acesso ao parque, localizado na BR-471, entre Santa Cruz do Sul e Rio Pardo. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estaria exigindo a construção de um trevo no local, ameaçando inclusive a realização de uma próxima edição.
“Se as autoridades entendem que podem impedir a feira, nós também podemos tomar a decisão de ela ser realizada ou não”, frisou. “Não podemos pegar o dinheiro dos associados, que é destinado a indenizar danos por granizo, e colocar na construção de um trevo a ser usado apenas três dias no ano”, argumenta.
Entenda a polêmica Os três dias de tempo bom levaram uma multidão à Expoagro. Com isso, houve congestionamento na BR-471 em determinados horários, uma vez que os motoristas que seguem de Santa Cruz precisam ingressar em uma terceira faixa improvisada e converter à esquerda para entrar no parque. A Polícia Rodoviária Federal permanece orientando o trânsito. Além disso, o Dnit apertou a fiscalização sobre os ônibus que levam os visitantes. Alguns foram guinchados, o que aumentou os transtornos. Procurado, o Dnit não se manifestou.