Agro Norte mira no crescimento nacional e internacional usando tecnologias da Senior Sistemas e GAtec
março 22, 2024RAR ascende ao TOP 10 maiores produtoras de leite do Brasil
abril 1, 2024Novidade foi apresentada na sexta-feira (15/03) e representa um marco significativo no cenário da acessibilidade digital.
A Fundação Gazeta deu mais um passo para tornar o ambiente digital mais inclusivo. Junto com o lançamento do Anuário do Tabaco, promovido pela Editora Gazeta, foi apresentado aos presentes o Portal Incluitech, um marco significativo no cenário da acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva.
A plataforma online foi desenvolvida a partir de uma lacuna verificada pela Fundação Gazeta. Nesse sentido, o objetivo do Incluitech é eliminar as barreiras digitais enfrentadas por milhões de pessoas em todo o mundo. O site foi projetado para atender às necessidades das pessoas com deficiência visual e auditiva, oferecendo uma experiência online inclusiva e acessível.
Durante a apresentação do Incluitech, na sexta, o público conheceu Anderson Severo, um dos desenvolvedores da plataforma e a verdadeira inspiração da proposta. Anderson, de 18 anos, é morador do Bairro Bom Jesus, em Santa Cruz, e tem deficiência visual desde os primeiros meses de
vida. Ele trabalhou junto com a equipe, pensando os principais recursos da plataforma, incluindo ferramentas de acessibilidade avançadas, conteúdos adaptados e as experiências de quem possui tais limitações físicas.
O presidente da Fundação Gazeta, Jones Alei da Silva, enfatizou a importância de promover a inclusão digital em todos os setores da sociedade e, mais do que isso, o comprometimento da Gazeta Grupo de Comunicações em cumprir esse propósito. “A acessibilidade não é apenas uma obrigação ética, mas também uma oportunidade para criar um mundo mais justo”, pontuou.
Créditos da foto: Rafaelly Machado
A inclusão digital é um direito fundamental e o Portal Incluitech busca garantir isso ao oferecer um ambiente virtual adaptado às necessidades específicas das pessoas com deficiência visual e auditiva. Na plataforma, será possível para elas navegar com autonomia, aprender e se conectar sem obstáculos. Dentre os conteúdos, estão previstos conteúdos em áudio, vídeo e texto sobre oportunidades educacionais, empregos, saúde, cultura, apoio emocional, políticas públicas e direitos humanos. Todos os conteúdos são desenvolvidos pela equipe da Redação Integrada da Gazeta Grupo de Comunicações.
A MOTIVAÇÃO
Em agosto do ano passado, um jovem estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, acompanhado da professora Betânia Alves de Araújo, procurou o presidente da Fundação Gazeta, Jones Alei da Silva, pedindo um computador. A necessidade de Anderson Severo se justificava pelo fato de ele estar competindo ao nível estadual com um projeto desenvolvido por ele mesmo. Contudo, o gestor viu a situação como uma oportunidade de alavancar a carreira do adolescente e, ainda, contribuir para a inclusão digital.
Créditos da foto: Lucas Martin
Anderson passou a ser colaborador da Gazeta Grupo de Comunicações, no setor de TI, tendo como principal responsabilidade a criação do Incluitech. A dedicação que lhe era característica desde os tempos da escola resultaram no projeto apresentado na última sexta. “Eu sou muito agradecido por essa oportunidade, porque ganhei um trabalho, que me possibilitou comprar o computador que eu precisava; comprei um muito melhor do que eu imaginava. E eu ainda faço parte dessa empresa, tão importante para a comunidade”, destacou.
Anderson Severo tem deficiência visual desde os primeiros meses de vida, devido a um descolamento da retina, causado pela luz da incubadora, onde ficou após seu nascimento prematuro. O problema, porém, foi descoberto pela família somente quando ele já tinha mais de um ano, de modo que não havia mais recursos para reverter a situação. Conforme Anderson crescia, menos enxergava. “Isso não me impediu de viver, com algumas limitações, é claro, mas sempre buscando superá-las”, finalizou.
Créditos da matéria: Heloisa Correa