Fenasucro & Agrocana debate os impactos da área de logística no mercado de bioenergia
novembro 24, 2020Embrapa disponibiliza nova cultivar de arroz para regiões de sequeiro
novembro 24, 2020Inicia semeadura do algodão em MS safra 2020/21
O plantio do algodão safra 2020/2021 iniciou esta semana na região sul de Mato Grosso do Sul. A área estimada até o momento para o ciclo é de 23.008 hectares, segundo a Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul). As regiões norte e nordeste do estado devem entrar com as plantadeiras no mês de dezembro.
Os 23 mil hectares previstos de área para esta safra estão divididos entre seis municípios: Alcinópolis, Aral Moreira, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica e Paraíso das Águas. Juntos devem apresentar uma produção menor em relação à safra passada, devido à menor área dedicada à cultura.
A safra 2019/2020 ocupou 31.640 hectares, chegando a uma produção de 57.255 toneladas, com produtividade de 296,6 arrobas por hectare. Segundo o Ampasul, o ciclo que inicia agora, apesar da menor área e produção, deve contribuir com uma produtividade estável e acima do registrado anteriormente, com estimativa de 300 arrobas por hectare.
Para um processo de semeadura eficaz a Associação recomenda que o plantio seja executado dentro da janela ideal para cada região, com uso de sementes de alta qualidade, e tratadas com doses e produtos recomendados. O cuidado na semeadura para estabelecer uma lavoura com a quantidade populacional de plantas por hectare recomendado, é outro fator importante, pois poderá influenciar na produtividade final.
A falta de chuvas no início desta safra atrasou o plantio da soja, que consequentemente já comprometeu a janela ideal para plantio do algodão 2ª época que é realizado até 30 de janeiro de cada ano. Este fato causou a diminuição do cultivo de algodão nesta modalidade em Mato Grosso do Sul, contribuindo para a redução da área plantada na safra 2020/2021.