Produção brasileira de cana-de-açúcar pode chegar a 646 milhões de toneladas
agosto 25, 2017Expointer 2017 começa na manhã deste sábado
agosto 25, 2017A edição de 10 anos da Conferência Internacional de Pecuaristas (Interconf), promovida pela Associação Nacional da Pecuária Intensiva (Assocon), será nos dias 18 e 19 de setembro, no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, como parte do projeto ‘O Brasil Pecuário acontece aqui’, que engloba a realização da Goiás Genética.
O primeiro painel da Interconf será um panorama do mercado, apresentando o ambiente econômico brasileiro para que o participante saiba em que momento está e em que direção seguir. A palestra “Cenários macroeconômicos para o Brasil nos próximos anos” será ministrada por Zeina Latif, economista chefe da XP Investimentos, seguida pela apresentação do representante da Wedekin Consultores, Ivan Wedekin com o tema “Panorama e perspectivas de mercado dos produtos do agronegócio”.
O debate desse painel de mercado terá a participação do pecuarista e diretor da CMA, André Perrone; do presidente do Conselho de Administração da Assocon, Alberto Pessina; do analista de mercado da Rassa e editor do Notícias do Front, Rodrigo Albuquerque; do pecuarista e editor da Carta Pecuária, Rogério Goulart e do diretor da Radar Investimentos, Leandro Bovo.
Haverá também um painel técnico para apresentar estudos de caso, ideias, técnicas e tecnologias com o intuito de inspirar a busca pelo aumento da produtividade sustentável como caminho para uma melhor rentabilidade na fazenda. O painel será aberto com um estudo de caso da Austrália, com a apresentação de indicadores que medem os resultados técnicos e financeiros da atividade de confinamento naquele país, seguido pela palestra “Bem-estar animal e manejo racional: casos de sucesso no Brasil”, apresentado pelo especialistas da MSD Saúde Animal, Antony Paulo Luenenberg.
A seguir o pesquisador sênior da Dow Agrosciences, Alcino Ladeira Neto ministrará a palestra “Controle de plantas daninhas: métodos paliativos não sustentam o negócio”. O painel ainda contará com mais duas apresentações com os temas “Como o avanço da tecnologia pode auxiliar o produtor rural – Confinamento” e Controle sanitário adequado na pecuária de corte”. Um debate entre profissionais de consultorias como Exagro e Gestão Agropecuária – GA tratará das tecnologias ainda não adotadas no Brasil e até onde a pecuária pode chegar.
Os entraves legais no que diz respeito à sustentabilidade serão abordados no painel regulatório que analisará os desafios para a pecuária brasileira se desenvolver, buscar novos mercados e aumentar a qualidade de seu produto. A advogada Samanta Pineda dará a palestra “Brasil e o mundo – o que fazemos e o que eles fazem?”, abordando como outros países regulam as questões ambientais e trabalhistas em comparação com o Brasil.
O tema “Como organizar as relações entre fornecedores, produtores e clientes – Estudo de caso Confinamento Santa Fé” será apresentado a seguir pelo agropecuarista e sócio-proprietário da Feed, Pedro Merola, que falará sobre o modelo de negócio da propriedade, relação com os fornecedores, parceiros pecuaristas, indústria frigorífica e consumidor final. Os riscos sanitários na pecuária de corte brasileira serão tratados por representantes da indústria veterinária, com um debate com o professor da Unicamp, Pedro de Felício e o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) sobre os mitos e verdades que envolvem a carne brasileira, com a presença do vice-governador do Mato Grosso, Carlos Favaro.
Por fim, o painel futuro traçará caminhos para se ter uma produção mais valorizada, com pecuaristas mais ativos em seu papel como produtores de alimentos e agentes de mudança na sociedade. Uma primeira apresentação mostrará mercados ainda não atendidos pela carne do Brasil e de que forma é possível atingi-los. Em seguida o médico veterinário e professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Pedro de Felício falará sobre os “Indicadores de qualidade da carne bovina”.
O produtor rural Guilherme Pontieri mostrará qual a melhor maneira de investir na pecuária moderna, com um passo a passo para sair de uma baixa produtividade para uma produção mais intensiva. A última palestra desse painel, intitulada “A pecuária e a sociedade”, terá como objetivo apresentar um estudo de caso sobre como é possível unir pecuária e a comunidade para promover melhorias sociais.
Sobre a Interconf
A Interconf faz parte do “Integrar para Crescer”, plataforma de comunicação que envolve eventos e ações com o intuito de disseminar informação de qualidade, reverberando os temas e discussões relevantes ao setor em um programa semanal de mesmo nome, que vai ao ar aos domingos pelo Canal Terraviva, do Grupo Bandeirantes de Comunicação. A InterCorte, Beef Week, Caminho do Boi, Dia do Produtor e manifesto #SomosdaCarne também fazem parte da plataforma.
O projeto ‘O Brasil Pecuário acontece aqui’, que se realiza de 16 a 23 de setembro e une a Interconf com a Goiás Genética, é uma realização da Assocon, Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ), Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) e o Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec-GO). Mais informações sobre a programação da Interconf podem ser obtidas pelo site www.interconf.org.br