Ações conjuntas buscam valorizar a produção de erva-mate
março 22, 2017Florestas se apresentam como atividade agrícola e econômica
março 23, 2017Na tarde dessa terça-feira, primeiro dia da Expoagro Afubra, em Rio Pardo, foi realizada solenidade de lançamento da 3ª edição do Jornal da Emater, desenvolvido em parceria com a Editora Gazeta, de Santa Cruz do Sul. O ato aconteceu no espaço Casa da Emater e contou com a presença do presidente da Instituição, Clair Kuhn, do editor assistente da Gazeta, Cássio Filter, e do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, entre outras autoridades e público visitante da feira.
Essa edição do jornal, com 15 mil exemplares distribuídos em todo o Estado, apresenta alternativas para ampliação da renda e para a melhoria das condições de vida no campo. Destaque para o cultivo de oliveiras, a criação de gado de corte no sistema de semiconfinamento em uma pequena propriedade, a piscicultura, o cooperativismo, os sistemas agroflorestais e o uso de práticas de conservação do solo e água, entre outras possibilidades de melhoria da produção e da vida de quem vive do e no campo.
“O jornal traz uma grande diversidade de atividades desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar em todo o Estado”, destacou Kuhn, acrescentando que é preciso mostrar para o público essas ações realizadas. Ele lembrou que a Emater/RS-Ascar executa seu trabalho por meio de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e que a Instituição, em todos os requisitos, tem cumprido o seu papel, que é fundamental para o desenvolvimento gaúcho.
O dirigente ainda ressaltou que 70% dos alimentos que chegam à mesa das famílias são produzidos pelos agricultores familiares e que mais de 210 mil famílias são assistidas pela Extensão Rural no Estado, possibilitando a manutenção do emprego no campo e a geração de renda e qualidade de vida. Para o editor assistente da Gazeta, é um privilégio poder trabalhar em parceria com a Emater/RS-Ascar, levando informação para os pequenos produtores e fazendo o possível para que a agricultura familiar possa ter um desempenho melhor. “O trabalho desenvolvido pela extensão rural hoje faz toda a diferença”, ressaltou Filter.