Anuário Brasileiro do Milho 2019
outubro 9, 2019ABRASS marca presença no 4º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio
outubro 11, 2019Marca será oferecida a todos os cooperados
Guaxupé/MG – Outubro 2019 – A fabricante sul-coreana de tratores LS Tractor e a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, MG, Cooxupé, firmaram no 7 de outubro, um convênio para fornecimento de máquinas agrícolas, com o objetivo de oferecer toda a linha de tratores da LS Tractor aos mais de 15 mil cooperados. Conforme afirma o gerente comercial da Cooperativa, José Geraldo Junqueira, a Cooxupé costuma ter uma linha de produtos diversificados em suas lojas, permitindo que o associado possa adquirir estes produtos a preços diferenciados. “E nos faltava a opção de tratores, algo muito importante na cafeicultura de hoje que para ser rentável precisa se tecnificar”, assinala Junqueira.
Ele acrescenta que também houve um forte interesse comercial de ambas as partes, o que levou a um extenso processo de negociação para ajustar os interesses da LS Tractor e da Cooxupé. “É importante que se diga que a partir de agora os cooperados terão possibilidade de adquirir uma tecnologia diferenciada nos tratores via linhas de financiamento como o banco de fábrica LS Finance, o Consórcio LS Tractor, as linhas do BNDES e um modelo já consagrado pela Cooperativa que é a troca de produto por café, o barter”, lembra Rorato, acrescentando que num breve futuro serão as formas mais usadas porque há uma tendência do Governo Federal diminuir sua participação no processo de aquisição de máquinas agrícolas.
Conforme o vice-presidente, o convênio só foi possível porque houve uma negociação que possibilitou a participação das concessionárias da região no atendimento desta demanda. Serão elas que farão o treinamento, entrega técnica e todo o suporte de pós-venda ao cliente que vem indicado pela Cooxupé. “Desta forma nós damos mais consistência ao negócio entre o processo de venda,
entrega e atendimento posterior”, assegura. Rorato lembra ainda que mesmo com seis anos de mercado, a LS Tractor já conquistou a liderança de mercado no segmento café, por conta de produtos bem especificados, com tecnologias que antes só eram encontradas em tratores de grande porte. “Nosso modelo R65 teve uma aceitação muito grande entre os cafeicultores e agora, com o apoio da Cooxupé, creio que vamos nos consolidar no segmento”, finaliza.
Sobre a empresa: Maior fabricante de tratores da Coréia do Sul, a LS Tractor, uma divisão da LS Mtron, empresa do Grupo LS, 13º maior grupo empresarial do país asiático, e que tem faturamento de US$ 3 bilhões, tem origem no grupo eletroeletrônico LG e está presente, nos cinco continentes com fábricas e escritórios. Anualmente fabrica cerca de 50 mil tratores. Nas suas principais unidades fabris produz seis séries de tratores que vão de 25 a 145 cv, para atuar em diversos mercados.
A sua unidade brasileira, a única fora da Ásia, está estruturada para produzir cerca de 5 mil tratores ano, serve como um hub comercial para atender não só ao Brasil, mas para exportação a toda a América Latina, o México, parte oeste da África e as Filipinas. Atualmente a LS Tractor, possui cerca de 60 lojas, entre matrizes e filiais, em 15 estados. Próximo de completar seis anos de mercado, já conta com dois prêmios de Melhor Trator do Ano e crescimento na participação de mercado chegando a 10% em 2018, o que garante a 5ª posição entre os principais fabricantes.
Sobre a Cooxupé: Com mais de 85 anos de história, a Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda) iniciou suas atividades em 1932, com a fundação de uma Cooperativa de Crédito Agrícola, transformada em 1957 em Cooperativa de Cafeicultores. A mudança aconteceu graças à sensibilidade dos primeiros cooperados às carências regionais. Naquele ano, a organização passou a ter a produção de café como seu principal produto. Alguns anos mais tarde, com muita experiência adquirida e já melhor estruturada, pôde, em 1977, exportar seu café pela primeira vez.
Atualmente a Cooxupé possui aproximadamente, 15 mil cooperados – 95% deles pequenos produtores, sendo que vários até se enquadram como agricultura familiar –, recebendo café produzido em mais de 200 municípios de sua área de ação, localizada nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo (no estado de São Paulo). Pensando na diversificação e agregação de valor de seus negócios, a Cooxupé também possui projetos como torrefação própria, auxílio na produção e comercialização de milho, fábrica de rações, laboratórios para análise de folhas e solos, geoprocessamento, entre outros investimentos. Além disso, a cooperativa vem, ao longo dos anos, ampliando mercados como o de cafés especiais e certificados.