A Massey Ferguson apresenta na Expointer, até o dia 3 de setembro, em Esteio (RS), a nova colheitadeira MF 4690, ideal para agricultura familiar. O lançamento é o único do sistema de financiamento do Programa Mais Alimentos (MDA) que possui conceito híbrido de processamento e duplo rotor, aumentando a produtividade e a eficiência no campo. A MF 4690 também é equipada com motor eletrônico AGCO Power (sistema iEGR), atendendo à nova legislação ambiental MAR-1 de redução de emissão de gases.
Devido ao sistema híbrido, exclusivo da Massey Ferguson, a MF 4690 unifica o melhor da trilha convencional com o melhor da separação axial, permitindo que a máquina trabalhe com baixo índice de perdas mesmo em condições extremas, como em culturas com alto volume de palha, lavouras com grande produtividade de grãos ou com alta umidade nos produtos. Esse tipo de processamento possibilita uma capacidade de separação por ação centrífuga maior do que qualquer outro sistema, pois valoriza ao máximo o fluxo da palha em torno dos duplos rotores.
“A MF 4690 pode ser utilizada em pequenas e médias propriedades. O modelo híbrido oferece um sistema de trilha realizado por cilindro e a separação é realizada pelo sistema de duplo rotor, em uma área 54% maior, garantindo mais agilidade ao processamento do produto. Testes de campo comprovaram que a MF 4690, em condições ideais de campo e em comparação ao modelo anterior, colhe 30% mais sacas/hora, contribuindo para uma maior produtividade, eficiência e economia nas lavouras”, afirma Douglas Vincensi, gerente de marketing de produtos colheitadeiras da AGCO, detentora da marca Massey Ferguson.
Com 200 cv de potência, o modelo é equipado com motor eletrônico AGCO Power (sistema iEGR). Por meio dessa nova tecnologia, é possível fazer o monitoramento completo das funções do motor integrado à máquina, além de possibilitar que o equipamento permaneça mais tempo no campo garantindo baixo custo operacional e reduzindo significativamente os custos da colheita.
O equipamento trabalha com 18 pés de plataforma, proporcionando um alto nível de produção (especialmente arroz, soja e milho). Com taxa de descarga de 86 l/s – 62% superior –, a maior da categoria, e tanque de grãos com capacidade de armazenamento 10% maior (5.500 litros), a MF 4690 fica mais tempo disponível para a colheita. A cabine foi projetada para maximizar o conforto e a facilidade operacional, tornando o trabalho mais produtivo.
Além do alto desempenho, do baixo custo operacional e da alta capacidade de processamento, a MF 4690 possui, ainda, um sistema de trilha e separação menos rude, algo fundamental em uma máquina nesta categoria, pois colabora para a preservação da qualidade dos grãos e garante um maior rendimento na colheita.