Campo Novo do Parecis, agosto de 2023 – Em ano de recordes nas lavouras em Campo Novo do Parecis e com a colheita de milho da safra 22/23 praticamente consolidada, o município sedia, esta semana, o evento de apresentação dos híbridos SPS a produtores rurais da região. Já disponível no mercado para utilização na próxima safra, a nova linha de sementes, desenvolvida pela Syngenta Seeds, une forte tolerância ao “complexo de enfezamento” (doença causada pela cigarrinha do milho) à vantajosa relação custo-benefício, sinônimo de produtividade e garantia de entrega de valor ao empreendedor rural. Em Mato Grosso, mais de 200 campos experimentais lastreiam a qualidade das novas sementes, com performance que supera 170 sacas por hectare colhido em algumas propriedades.
Os resultados relevantes em custo-benefício e produtividade dão suporte à nova marca e clientes Syngenta Seeds para juntos, abrir caminhos para mais desenvolvimento, priorizando a estabilidade produtiva nas lavouras. “Nosso objetivo central é oferecer equilíbrio em qualidade e estabilidade ao agricultor. Neste sentido, podemos afirmar que a linha de híbridos SPS consiste em uma opção segura e confiável, com tecnologia que garante bons resultados”, observa William Weber, diretor de Marketing da Syngenta Seeds.
|
|
Fruto de pesquisa realizada ao longo de dois anos, o portfólio da marca é composto pelos híbridos SPS 3022 VIP3, SPS 3030 VIP3 e SPS 3056 VIP3, de alto padrão e características diferenciadas. O potencial produtivo com estabilidade, qualidade de grãos e boa tolerância ao complexo de enfezamento da SPS 3022 VIP3 foi comprovado em campos onde a produtividade atingiu a marca de 171 sacas por hectare (sc/ha).
“São mais de 200 campos experimentais da região do Parecis, ao longo da BR 163 (Alta Floresta, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum) e de norte a sul no Estado de Rondônia. Do plantio à colheita, nossos híbridos têm apresentado excelente desempenho”, pontua Weber. O diretor ressalta que o milho colhido demonstra ótima qualidade de grãos e índices de produtividade acima da média histórica de cada região.
Resultados – No total, 128 áreas foram plantadas com a variedade SPS 3022 VIP3, 20 colhidas e uma média de produtividade de 133,8 sc/ha. Para efeito de comparação, a produtividade média do milho em Mato Grosso na safra 2022/2023 é de 112,68 sc/ha, conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). No Médio-Norte e Norte, as médias são de 115,57 e 111,22 sc/ha, respectivamente.
Áreas em Sorriso e Nova Santa Helena também mostraram resultados que se sobressaem com a SPS 3022 VIP3, acima de 150 sc/ha. Na SPS 3030 VIP3, a entrega de bom custo-benefício com estabilidade produtiva e sanidade foliar e de colmo se confirma com a colheita de 147,62 sc/ha em São José do Rio Claro. Na média em experimentos, a variedade apresentou 123,7 sc/ha. Foram 44 áreas plantadas e 8 colhidas.
As sementes são comercializadas via Dipagro, uma das bandeiras da plataforma comercial Synap, que integra mais de 64 unidades, distribuídas nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste do País. Em Campo Novo do Parecis, a loja fica localizada próximo a BR 364, na Avenida Guarani das Missões, 821 NW, no bairro Olenka.
|
|
Portfólio:
· SPS 3022 VIP3 – Apresenta potencial produtivo com estabilidade, qualidade de grãos e boa tolerância ao complexo de enfezamento.
· SPS 3030 VIP3 – Possui um bom custo-benefício, estabilidade produtiva, sanidade foliar e de colmo.
· SPS 3056 VIP3– Boa performance em ambientes desafiadores, tolerância ao complexo de enfezamento e bom custo-benefício.
Milho em números – Com projeção de novo recorde nas lavouras, a produção brasileira de milho no país deve alcançar 119,9 milhões de toneladas, 8,8% maior que em 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Maior produtor nacional, Mato Grosso estima totalizar 50,1 milhões de toneladas do grão nesta safra, com 7,42 milhões de hectares plantados, aponta levantamento do Imea.
|
|
|
|