
Aliada a sua estratégia global, KWS Sementes lança novo site corporativo no Brasil
julho 24, 2019
Conscientização para quase 30 mil produtores rurais
julho 26, 2019A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) aderiu a uma parceria fundamental que visa promover a soja responsável e a agropecuária de baixo carbono em Sorriso através de uma nova abordagem jurisdicional. O município de Sorriso, no estado do Mato Grosso, é o maior produtor de grãos do mundo. O objetivo do acordo é apoiar os agricultores e comerciantes que cultivam soja responsável na região e ajudar a desenvolver uma abordagem de mercado jurisdicional para avançar em direção à produção 100% responsável.
Produtores locais, representantes do governo estadual e grupos da sociedade civil em Sorriso assinaram recentemente um MdE para aderir à estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) do estado, por meio de uma produção inclusiva e lucrativa, acompanhada de crescimento econômico e redução de emissões de CO2. O Memorando foi assinado após 12 meses de engajamento com as partes interessadas locais, sob a liderança da IDH, Clube Amigos da Terra, CAT Sorriso e Natcap Soluções Sustentáveis.
Esses esforços terão o apoio da RTRS, uma iniciativa internacional multipartes criada em 2006 para promover a produção, o comércio e o uso responsáveis de soja.
Na segunda rodada de apoio ao PCI Sorriso, a RTRS assinou o MdE com a IDH e CAT Sorriso durante a conferência anual da RTRS (RT14) em Utrecht, nos Países Baixos, realizado em junho. O Padrão RTRS de Certificação da Produção, aprovado como uma das ferramentas da estratégia PCI, será fundamental para atingir os objetivos da estratégia.
Marina Born, Presidente da RTRS, disse: “Como plataforma global e multissetorial de soja, a RTRS comemora a adesão à estratégia PCI em Sorriso e apoia e promove fortemente as estratégias jurisdicionais envolvendo o setor público. Os governos subnacionais têm um papel fundamental, pois possibilitam e promovem iniciativas de alto impacto e sustentáveis dos pontos de vista social, ambiental e econômico”.
Steven Collet, Diretor de Operações da IDH, afirmou: “Estamos muito satisfeitos com a adesão da RTRS à estratégia PCI em Sorriso e ansiosos para trabalhar com uma organização com 14 anos de experiência na condução da cooperação público-privada e criação de uma cadeia de suprimento responsável para a soja. Essa colaboração vai nos ajudar a promover a responsabilidade em Sorriso por meio de uma abordagem jurisdicional, chegando até o mercado e os consumidores europeus e aproximando-nos, assim, de uma produção responsável em escala. A participação da RTRS é um passo importante para o Brasil e um importante precedente para outras cadeias de suprimentos do mundo inteiro”.
Sobre a RTRS
Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma organização internacional pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. Os atores dessas diferentes áreas se reúnem em torno de um objetivo comum, garantindo o diálogo e a tomada de decisão por consenso. A missão da entidade é promover o uso e o crescimento da produção sustentável de soja e, por meio do Padrão RTRS de Produção de Soja Responsável, aplicável mundialmente, garantir uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. É hoje o sistema mais confiável e avançado do mercado de soja brasileiro para alcançar a sustentabilidade. Atualmente, a RTRS conta com mais de 180 membros dos países do mundo inteiro. Os princípios e critérios da RTRS são considerados um padrão multipartes que garante o Desmatamento Zero na produção de soja responsável. www.responsiblesoy.org/pt.