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Principal evento nacional do setor e um dos cinco maiores do mundo, a Semana Internacional do Café (SIC) precisou se adaptar com a chegada da pandemia mundial do novo Coronavírus (Covid-19). Realizado anualmente em Belo Horizonte, no Expominas, os realizadores decidiram por promover o evento 100% digital – de 18 a 20 de novembro – através de uma plataforma exclusiva, desenvolvida especialmente para a SIC.
Conhecida por sua extensa programação de conteúdos relevantes, milhões de reais em negócios realizados e ampla rede de conexão, a SIC manterá seus pilares oferecendo exposição de marcas, palestras, painéis, entrevistas, encontros, reuniões, premiações, cursos e competições. A grande novidade deste ano é que todo o conteúdo será gratuito durante os três dias de evento.
Produtores, classificadores, torrefadores, traders, exportadores, proprietários de cafeterias, baristas e especialistas conhecerão as novidades do mercado e poderão também ter acesso a quem são os melhores cafés brasileiros da safra 2020/2021, no concurso Coffee of the Year Brasil e ações de marcas parceiras.
Segundo Roberto Simões, presidente do Sistema FAEMG: “A SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. É de extrema importância que possamos realizar o evento de forma digital este ano para que os resultados continuem sendo colhidos”.
Em 2019, a SIC teve visitação recorde de 23 mil pessoas e R$ 50 milhões em negócios iniciados, com mais de 40 eventos simultâneos, 220 expositores e 31 países visitantes.
Conteúdo relevante e público ampliado
Em recentes pesquisas, o café se mostrou a bebida mais resiliente na pandemia e – mesmo em um momento de grande crise sanitária mundial – mantém índices de crescimento e consumo.
Um dos focos da SIC 2020 também está na exposição de produtos e marcas com atrações focadas para os produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, food service e baristas. Empresas interessadas poderão expor seus produtos dentro da plataforma.
“A SIC – como uma plataforma de conexão entre todo o setor – é uma vitrine e aceleradora de projetos inovadores. Nossa missão sempre foi promover um ambiente que pudesse criar essas oportunidades. Esse ano, no digital, vamos trazer para o visitante toda essa riqueza de conteúdo e networking, continuar a gerar negócios no café; que tem apresentado resiliência, apesar da pandemia”, afirma Caio Alonso Fontes, diretor de planejamento da Café Editora.
Com o evento 100% digital o objetivo é que a visitação possa ser ampliada e que mais profissionais possam acessar a plataforma – por meio de cadastro prévio – para conhecer as oportunidades do mercado de café e conhecimento. Dentre as atrações previstas está a presença de convidados internacionais do setor que trarão conhecimento em cursos e painéis, além de renomados especialistas nacionais que apresentarão conteúdos exclusivos e de muita relevância.
Safra de qualidade e agregação de valor
Em um ano de safra brasileira de café com alta qualidade e ótimas perspectivas, a SIC terá também como um dos focos o apoio às regiões produtoras e as indicações geográficas. O Sebrae, um dos realizadores do evento, trará conteúdos e ações que realiza em todo o Brasil para o incentivo aos produtores rurais e empreendedores do setor, dentre eles o Minas Coffee Origins Summit: “Temos trabalhado com várias regiões para fomentar as micro e pequenas empresas, estimulando a implementação de processos produtivos agregados à tradição e valor cultural, gerando diferenciação dos produtos no mercado. As pessoas estão cada vez mais atentas em conhecer o histórico, a origem e quem produz aquilo que elas está adquirindo”, destaca Priscilla Lins, gerente de Agronegócio do Sebrae Minas.
A safra de café 2020/2021 está sendo colhida desde maio em todo o Brasil e apresenta números positivos. Segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em quase todas as regiões produtoras de café do país estima-se uma produção maior que em 2019, devendo alcançar o total nacional de até 62 milhões de sacas beneficiadas. No arábica, a produção estimada é de até 46 milhões de sacas, representando aumento em comparação ao volume produzido na safra passada de até 34,1%. No canéfora/conilon, a produção estimada é de até 16 milhões de sacas, representando crescimento de até 6,8%, em comparação ao volume produzido na safra passada.
Além do volume, a qualidade é muito importante neste ano-safra. A dedicação dos produtores no manejo para a produção de cafés especiais está mostrando esses resultados. “Estamos com uma expectativa positiva em relação à qualidade da safra de café neste ano e acreditamos que, durante a SIC – que faz parte da política de promoção do café mineiro – será possível que o público possa ter acesso virtual aos melhores resultados da colheita e que o produtor agregue valor ao seu produto”, afirma Niwton Castro Moraes, assessor especial da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Seapa) do Governo de Minas.
A programação completa e os convidados confirmados serão informados pela organização por meio do site oficial: www.semanainternacionaldocafe.com.br e nossas mídias sociais.
A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2020, devido à pandemia, será realizada 100% em plataforma digital.
Serviço
Semana Internacional do Café 2020 – 100% Digital
De 18 a 20 de novembro
Acesse: www.semanainternacionaldocafe.com.br
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