Serra Gaúcha recebe o Congresso Mundial da Vinha e do Vinho

Começou ontem e segue até o dia 28 de outubro o Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, promovido pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e que acontece pela primeira vez no Brasil. Com o tema central “Vitivinicultura: avanços tecnológicos frente aos desafios do mercado”, o evento é realizado em Bento Gonçalves (RS) e reúne mais de 400 participantes, vindos de 30 países. O mais importante fórum da vitivinicultura mundial conta com a presença do ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, e da presidente da OIV, Monika Christmann, entre outras autoridades do setor.

“O evento é uma grande apresentação internacional dos avanços de pesquisas nos assuntos relacionados à uva e vinho, divididos nas áreas de viticultura, enologia, economia e direito e segurança e saúde”, informa o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas,  integrante da comissão organizadora. As tendências e novidades desse universo serão apresentadas em mais de 300 trabalhos que integram a programação científica. A abertura da programação, nesta segunda-feira, conta com as palestras Conjuntura da Vitivinicultura Mundial, apresentada pela OIV, e Conjuntura da Vitivinicultura Brasileira, a cargo da Embrapa Uva e Vinho e do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Também integram a programação jantares harmonizados em diferentes vinícolas da Serra Gaúcha e as visitas técnicas, distribuídas em cinco roteiros enoturísticos. Serão visitadas a região dos Altos Montes (Nova Pádua e Flores da Cunha); a Rota dos Espumantes (Garibaldi); o Vale dos Vinhedos e Monte Belo (Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul); Pinto Bandeira e Caminhos de Pedra (Bento Gonçalves); e Vale do Rio das Antas – Tuiuty e Faria Lemos (Bento Gonçalves). Encerrando o evento, no dia 28, ocorre a assembleia geral da OIV, com a discussão de projetos da vitivinicultura mundial e o Jantar de Gala.

A realização do Congresso no Brasil é coordenada e presidida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Compõem a Comissão Organizadora do evento a Embrapa Uva e Vinho, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o governo do Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e a Prefeitura de Bento Gonçalves.

ANUÁRIO BRASILEIRO DA UVA 2016
Durante esta semana, integrando as atividades do Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, a Embrapa Uva e Vinho realizará a distribuição do Anuário Brasileiro da Uva 2016, da Editora Gazeta. A publicação, conduzida pelas jornalistas Cleonice de Carvalho e Michelle Treichel, com edição de Romar Beling, demonstra que  Brasil, ainda que seja uma das regiões mais recentes no amplo mapa da vitivinicultura mundial, conquista cada vez mais seu espaço.

Além das variedades destinadas à industrialização, as uvas de mesa, para consumo in natura, geram empregos e renda em inúmeros estados, com destaque para São Paulo e o Vale do São Francisco, entre Bahia e Pernambuco. Em breve a publicação estará disponível no site da Editora Gazeta.

2016uva_rgb_internet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SERVIÇO
39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho
Quando: 23 a 28 de outubro de 2016
Onde: Centro de Convenções do Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves (RS)
Informações e inscrições: www.oiv2016.org.br/pt/inscricoes

Notícias

spot_img

Outras notícias