Neoindustrialização no Brasil: os objetivos são claros, mas o processo ainda gera dúvidas para mecanização da agricultura familiar
abril 25, 2024Selgron celebra 33 anos de contribuição para a indústria nacional e internacional
abril 29, 2024Para celebrar, será realizado no mês de agosto um evento para os associados e amigos em Salvador.
Com uma história de muitas conquistas para o setor, o Sindicato da Indústria do Tabaco do Estado da Bahia (Sinditabaco Bahia), completa 80 anos de atuação em 27 de abril de 2024. O objetivo da entidade é representar e defender oficialmente os interesses das empresas baianas produtoras do setor tabaqueiro dentro e fora do país.
Renato Madeiro, presidente do Sinditabaco Bahia, que também é um associado desde 2006, comemora a trajetória da entidade. “O Sinditabaco tem um legado sólido, construído com a dedicação de várias diretorias ao longo desses anos e esse caminho nos orgulha muito. Estamos entre os três sindicatos mais antigos filiados à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), sendo anterior à própria federação. Se o charuto baiano está bem posicionado no mundo todo hoje, o Sinditabaco tem grande participação”.
A grande missão do Sinditabaco Bahia é apresentar às entidades públicas e privadas a importância e valor que a atividade representa para centenas de famílias no estado. As empresas filiadas ao sindicato geram cerca de 4,5 mil empregos diretos e indiretos, em sua maioria mulheres responsáveis pelo sustento de suas famílias, e atuam em parceria com a agricultura familiar.
A produção do tabaco na Bahia, que vai do plantio da semente até o charuto finalizado, envolve 29 municípios, com concentração na região do Recôncavo que já carrega essa tradição há mais de 450 anos.
Para Marcos Augusto Souza, diretor executivo do Sinditabaco Bahia, o mercado do tabaco é um dos mais complexos e a atuação estratégica é fundamental para o fortalecimento do setor. “Nosso trabalho é incansável, sempre atentos às principais dificuldades dos empresários para buscar soluções. O cotidiano do sindicato é estreitar o diálogo com as partes envolvidas, principalmente com as esferas do governo. O aumento das empresas associadas alcançado nos últimos anos contribui para a representatividade das nossas ações”, explica o diretor.
A atuação do Sinditabaco
Entre as ações desenvolvidas pela entidade, o Sinditabaco Bahia realiza a promoção comercial do charuto baiano em mercados nacionais e internacionais. Na esfera pública, leva aos representantes governamentais as necessidades do setor e busca por melhorias fiscais. Desde 2017, promove o Festival Origens – evento destinado aos apreciadores de charuto baiano, que recebe na Bahia visitantes de todo Brasil para conhecer a produção local. O festival é a principal ação de valorização do produto nacional criada pelo sindicato.
O sindicato participa anualmente de feiras, missões comerciais e rodadas de negócios como Expocomer, no Panamá; Chimport, na China; Intertabac, na Alemanha; além de eventos nacionais e atuar com receptivo de delegação de países árabes, Itália e Rússia.