TECNOLOGIA BSI+ DA TOMRA 5C, FUNDAMENTAL PARA A SELEÇÃO DE SEMENTES DE MILHO DOCE E ELIMINAÇÃO DO MILHO DENTADO DA EMPRESA CHILENA UWAFEN SEEDS

[av_horizontal_gallery ids=’24528,24529,24530,24531,24532,24525′ initial=” img_copyright=” height=’25’ size=’large’ gap=’large’ active=’enlarge’ control_layout=’av-control-default’ slider_navigation=’av-navigate-arrows av-navigate-dots’ nav_visibility_desktop=” nav_arrow_color=” nav_arrow_bg_color=” nav_dots_color=” nav_dot_active_color=” lightbox_arrow_color=” lightbox_arrow_bg_color=” img_copyright_font=” av-desktop-font-img_copyright_font=” av-medium-font-img_copyright_font=” av-small-font-img_copyright_font=” av-mini-font-img_copyright_font=” img_copyright_color=” img_copyright_bg=” transition_speed=” autoplay=’false’ interval=’5′ manual_stopper=’aviaTBmanual_stopper’ links=’active’ link_dest=” lightbox_text=” img_scrset=” lazy_loading=’disabled’ alb_description=” id=” custom_class=” template_class=” element_template=” one_element_template=” av_uid=’av-ixaugc’ sc_version=’1.0′][/av_horizontal_gallery]

A TOMRA Food provou estar na vanguarda da classificação em uma grande variedade de produtos com diferentes tecnologias. A estrela dessa aplicação é a tecnologia exclusiva de identificação de características biométricas (BSI+) da máquina TOMRA 5C adquirida pela Uwafen Seeds, uma empresa chilena dedicada à produção de sementes de milho doce de alta qualidade. A tecnologia BSI+ detecta diferenças na composição química do milho doce em relação ao milho dentado, o que é muito difícil de ser distinguido pelo olho humano e muito complexo para sistemas de classificação que usam câmeras coloridas ou tecnologia a laser.

A Uwafen Seeds é uma empresa chilena localizada em San Clemente, 300 km ao sul de Santiago do Chile. É uma das empresas líderes na multiplicação de sementes de milho doce de alta qualidade, livres de fungos, descolorações e outras espécies de milho indesejadas, como o milho dentado. A empresa trabalha para as principais empresas de milho do mundo para atender a uma ampla gama de necessidades: desde a polinização manual até a grande produção em campo aberto, incluindo aumento de sementes básicas, testes de pureza genética, monitoramento de doenças e testes de floração, todos realizados sob um protocolo rigoroso para manter a confidencialidade do material genético. “O princípio fundamental de nosso negócio é garantir a confidencialidade, a privacidade e o respeito por todas as informações relacionadas ao material de sementes de milho fornecido por nossos clientes para a multiplicação de sementes. Essa atitude de serviço honesto e confiável permitiu que a Uwafen Seeds construísse um relacionamento sólido e duradouro com nossos clientes”, diz Alejandro Puentes, Gerente de Processamento de Sementes da Uwafen Seeds.

Além de sua própria Estação Experimental e Viveiro, eles possuem uma Planta de Processamento com todos os equipamentos necessários para calibrar, tratar e embalar sementes, o que permite que seus clientes as exportem diretamente para o mercado desejado, como América do Norte, Europa, Ásia e Oceania, com destaque para os mercados dos Estados Unidos, China, Japão, França, Espanha e Turquia.

Cada cliente tem seus próprios padrões de qualidade, até mesmo para diferentes variedades de milho doce, mas o que está claro é que a diferenciação entre as duas espécies, milho doce e milho dentado, é crucial para garantir um alto padrão de produção.

Alejandro Puentes explica: “Para nós, era fundamental poder remover grãos estranhos nas sementes de milho doce, como grãos dentados ou grãos com fusarium – um fungo filamentoso que é comumente encontrado no substrato e afeta não apenas o milho, mas 80 outros tipos de culturas. Costumávamos usar a Nimbus 640 que, embora seja uma boa máquina, não era suficientemente avançada para essa tarefa. Portanto, os lotes que não atingiam a qualidade necessária com esse equipamento tinham de ser limpos manualmente, a um custo muito alto, sem certeza das datas de conclusão e com uma grande quantidade de reprocessamento. Estamos trabalhando com a TOMRA 5C desde março deste ano. Desde que adquirimos a máquina, notamos imediatamente um aumento na eficiência. Agora, não só podemos garantir uma alta qualidade de sementes de milho processadas, como também fazemos isso em menos tempo, o que nos permite melhorar os prazos de entrega aos nossos clientes. Além disso, conseguimos reduzir os custos de produção em cerca de 60% graças à alta precisão da tecnologia BSI+”.

Uwafen Seeds, um relacionamento longo e estratégico

O relacionamento entre a TOMRA Food e a Uwafen Seeds remonta a 2015, quando a empresa chilena adquiriu seu primeiro Nimbus 640 para classificação de sementes. Com o passar do tempo, as demandas se tornaram cada vez maiores, assim como os custos de produção. Para ajustar ambos os aspectos, a Uwafen Seeds precisava de uma nova tecnologia capaz de levar a qualidade de seus serviços um passo adiante.

Como diz Carlos Gonzalez, Gerente Comercial Chile da TOMRA Processed Food, parte da TOMRA Food: “O milho doce é destinado ao consumo humano, seja fresco, embalado ou congelado, enquanto o milho dentado é para consumo animal. Qualquer contaminação relacionada ao estágio de multiplicação da semente afeta muito o produto final. Durante o processo de plantio e polinização das mudas de milho, cruzamentos acidentais são feitos nos campos com outras espécies indesejáveis, como o milho dentado. Esse é um grande problema, pois a presença desse contaminante pode significar a perda total de lotes inteiros de colheita. A principal dificuldade no processo de separação das sementes é a grande semelhança física entre elas, o que torna os métodos de limpeza mecânicos e manuais insuficientes. É nesse ponto que a TOMRA 5C e sua tecnologia BSI+ desenvolvida internamente entram em ação”.

TOMRA 5C, tecnologia BSI+ altamente eficiente

O classificador TOMRA 5C é usado em diversas aplicações devido à eficiência insuperável da combinação de laser de alta resolução e tecnologia BSI, que permite que os objetos sejam analisados não apenas pela cor e forma, mas também por suas características biológicas. Dessa forma, essas imagens de espectro identificam suas características biométricas exclusivas.

A TOMRA realizou uma demonstração em suas instalações em Santiago do Chile para avaliar qual tecnologia era a mais adequada para a separação das duas sementes.

“Enviamos amostras de lotes em que os grãos irregulares não haviam sido completamente removidos por outros equipamentos. Devo dizer que o resultado foi excelente e melhor do que o esperado. Embora não tenhamos ficado surpresos, já conhecemos as capacidades da TOMRA”, diz Alejandro Puentes.

Fernanda Rubilar, engenheira de aplicações que apoia o departamento comercial, explica: “Esses testes foram complexos devido à semelhança física das duas sementes, mas o milho dentado tem mais amido do que o milho doce. Isso gera uma reflexão de luz diferente. E é exatamente essa diferença que a câmera com tecnologia BSI+ é capaz de ver. Nenhuma outra tecnologia (NIR; câmera RGB ou laser) consegue ver a diferença entre as duas sementes. A eficácia do equipamento é muito alta. Em algumas espécies de milho doce, podemos atingir 85% de eficiência na primeira passagem do processo e até 98% na segunda passagem.”

“A TOMRA 5C nos dá a tranquilidade de saber que estamos fornecendo aos nossos clientes um serviço de seleção de sementes do mais alto padrão. É o melhor equipamento do mercado. Ele garante alta produtividade a um custo muito baixo em comparação com a limpeza manual, que era obrigatória anteriormente. Ainda estamos trabalhando nos mesmos mercados de antes, mas agora, graças à TOMRA, nossos clientes estão satisfeitos e reduzimos drasticamente nosso esforço humano e nossos custos. Eu recomendo totalmente a tecnologia da TOMRA”, diz Alejandro Puentes.

Segmento de sementes, um nicho com muito potencial

A equipe da TOMRA Food no Chile já está testando outros produtos devido ao crescente interesse por esse tipo de solução, tanto em seu próprio mercado quanto nos Estados Unidos. Nos últimos meses, foram realizados testes bem-sucedidos com outros grãos e sementes, como trigo, cevada, aveia, tremoço, cenoura, abóbora, melancia, couve-flor, alface, pimentão e flores. Nesse caso, as demonstrações estão sendo realizadas com a TOMRA 3C, uma máquina equipada com laser duplo cujas câmeras bilaterais inspecionam o produto de ambos os lados para detetar os defeitos mais sutis de cor e forma.

Sobre TOMRA Food

A TOMRA Food projeta e fabrica máquinas de classificação baseadas em sensores e soluções integradas de pós-colheita, transformando a produção global de alimentos com o intuito de maximizar a segurança alimentar e minimizar a perda de alimentos, garantindo assim que “Todos os Recursos Contem”.

Mais de 13.800 unidades estão instaladas em produtores, embaladores e processadores de alimentos em todo o mundo para confeitaria, frutas, frutas secas, grãos e sementes, produtos de batata, proteínas, nozes e vegetais. 

A TOMRA Food opera centros de excelência, escritórios regionais e locais de fabricação nos Estados Unidos, Europa, América do Sul, Ásia, África e Australásia. 

Siga a TOMRA Food no Facebook @TOMRA.Food, Twitter @TOMRAFood, Instagram @TOMRAFood e no LinkedIn em TOMRA Food

A TOMRA Food é uma divisão do Grupo TOMRA. A TOMRA foi fundada em 1972 e começou com o desenho, fabricação e venda de máquinas de venda reversa (RVMs) para coleta automatizada de recipientes de bebidas usadas.

Hoje, a TOMRA está liderando a revolução de recursos para transformar a maneira como os recursos do planeta são obtidos, usados e reutilizados para permitir um mundo sem desperdício. As outras divisões de negócios da empresa incluem TOMRA Recycling, TOMRA Mining e TOMRA Collection.

A TOMRA possui aproximadamente 105.000 instalações em mais de 100 mercados em todo o mundo e teve uma receita total cerca de 12 bilhões de NOK em 2022. O Grupo emprega ~5.000 funcionários globalmente e está listado publicamente na Bolsa de Valores de Oslo. A sede da empresa fica em Asker, Noruega.

Para obter mais informações sobre a TOMRA, consulte www.tomra.com

Notícias

spot_img

Outras notícias