Alíquota zero sobre importação de milho vai até o final deste ano
outubro 13, 2016Brasil contra a febre aftosa
outubro 14, 2016De 12 a 14 de outubro, oportunidades de atualização e troca de conhecimentos na medicina veterinária acontecem na cidade de Canela, na Serra Gaúcha: o 18º Congresso Estadual de Medicina Veterinária e o 1º Encontro de Buiatria do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai). Na programação de hoje, o Laboratório Nacional Agropecuário do Rio Grande do Sul (Lanagro-RS) é apresentado aos participantes.
A explanação é feita pela coordenadora Priscila Moser, pela técnica de laboratório Louise Jank e pelo relações públicas Tiago Fernandes, que realizam uma demonstração técnica para constatar fraude no leite pela adição de amidos e cloretos. O grupo também exibe um vídeo sobre análise de resíduos de antibióticos em leites, queijos e carnes, demonstra métodos para identificação de resíduos em produtos de origem animal e apresenta um institucional da Lanagro-RS.
“Participar de um evento com profissionais renomados no cenário nacional e internacional na área da medicina veterinária é uma possibilidade de acessar o conjunto de informações técnicas disponibilizadas e também inserir neste contexto a nossa contribuição técnica no âmbito da atividade laboratorial”, declara Priscila.
Os eventos são promovidos pela Sociedade de Veterinária do Rio Grande do Sul (Sovergs), com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS). Os encontros, que seguem até amanhã, acontecem no Hotel Continental, em Canela (RS).
A Rede Lanagro
A atuação conjunta dessa rede de trabalho forma o pilar para o monitoramento, a inspeção e a fiscalização de alimentos, bebidas e insumos agropecuários e pecuários produzidos e comercializados no País. Para exercer este trabalho com competência, disciplina e precisão, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) conta com seis Lanagros: Lanagro-SP, Lanagro-RS, Lanagro-MG, Lanagro-PE, Lanagro-GO e Lanagro-PA.
Sobre o Lanagro-RS
O Laboratório Nacional Agropecuário do Rio Grande do Sul (Lanagro-RS). pertence à Rede Oficial de Laboratórios Agropecuários do Ministério da Agricultura. Com sede em Porto Alegre, possui seção laboratorial avançada em São José, no estado de Santa Catarina, e uma fazenda na cidade de Sarandi. É composto por 14 unidades laboratoriais focadas nas áreas de sanidade animal e vegetal, atuando no controle da qualidade de carnes, leites, bebidas, fertilizantes, grãos e Febre Aftosa. Nos últimos dez anos, já recebeu nove missões internacionais de órgãos reconhecidos mundialmente na área laboratorial, que legitimaram o Lanagro-RS como referência nacional e internacional em tecnologia e análises laboratoriais.