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Mesmoque ainda não se inclua entre as espécies commaior im-
pacto econômico no conjunto da fruticultura brasileira, o abacate
tem ampliado a olhos vistos sua importância no setor. Não apenas
os números em volumes e receita ganham corpo, como as empre-
sas dedicadas aessa fruta fazem investimentos visandoaexpansão.
É o caso da Jaguacy, com sede em Bauru, região frutífera de São
Paulo, que aposta no abacate. Os indicativos mais recentes são de
que o consumo da fruta encontra-se emascensão emvários países.
Dados do InstitutoBrasileirodeGeografia e Estatística (IBGE), re-
ferentes a 2014, apontamque a produção de abacate no País chega
a 156.669 toneladas, obtidas em 9.559 hectares. Tanto a produção
quanto a área plantada têm declinado desde 2010, mas com esta-
bilidade recente. No mundo, a colheita é estimada em 1,36 milhão
de toneladas. No Brasil são cultivadas as variedades denominadas
deabacate tropical eaindaaHass, amais popular nomundo, noco-
mércio conhecida como Avocado. Em território nacional, o Sudeste
é amplamente dominante, coma quase totalidade da safra.
Conforme informações divulgadas pela Jaguacy, o consumo do
Avocado, o abacate da variedade Hass, tambémse encontra emple-
na ascensão. Contam a seu favor junto ao consumidor o valor nutri-
cional e abuscapor alimentos diferenciados e de qualidade. Nãopor
acaso, a produção de Hass da empresa, em escala comercial, vem
crescendo cerca de 30% ao ano. “A Jaguacy está acompanhando o
crescimento mundial, investindo no mercado interno e fomentando
asaçõesmercadológicas,divulgandoosbenefíciosdafruta”,refereLí-
giaFalangeCarvalho, diretoradeMarketingeRecursosHumanos.
Pioneira no plantio de abacate da variedade Hass no País, a Ja-
guacy hoje tem produção de mais de 6 mil toneladas por ano, com
previsão de incremento anual de 20%. A empresa colhe pomares
implantados há mais de 40 anos. Essa produção salienta-se ainda
pelas inúmeras certificações, como GlobalGap, BRC Food e BSCI,
além de uma estrutura que leva em conta os mais rigorosos requi-
sitos de qualidade. Comesse perfil, cerca de 80%da produção total
da Jaguacy é direcionada para omercado externo.
Em paralelo, a empresa dedica-se igualmente a oferecer novos
produtos, como a polpa congelada, que tem tido ampla aceitação,
bem como o óleo de Avocado. E a esse perfil de inovação junta-se,
em2017, a primeira produção de AvocadoHass orgânico noBrasil.
Although not yet included in species with the biggest economic
impact on Brazilian fruit farming, as awhole, avocados have reached
arelevantpositioninthesector.Notonlythenumbersinvolumesand
revenue are gaining momentum, but the companies devoted to this
fruit aremaking investmentswithaneyeon the expansionof the sec-
tor. It is the case of Jaguacy, based in Bauru, fruit growing region in
SãoPaulo, which is betting on avocados. Themost recent indications
point toconsumptionon the rise inseveral countries.
Data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics
(IBGE), referring to2014, point toa total productionof 156,669 tons
of avocados in Brazil, harvested from9,559 hectares. Both produc-
tion and planted area have declined since 2010, but have recently
become stable. In theworld, the total crop is estimated at 1.36mil-
lion tons. The varieties cultivated in Brazil are known as tropical
avocados and Hass, themost popular in the world, and referred to
as Avocado. In the national territory, the Southeast predominates,
Ahoraeavezdo
abacate
Timeandplace for
avocados
Comconsumoemexpansãoemdiversospaíses,afrutatambémtem
merecidoinvestimentoSforteSnoBrasil,comoosdaJaguacy,emSãoPaulo
Withconsumptionontherisein
severalcountries,avocadoshave
alsoattractedinvestmentslike
theonesmadebyJaguacy,acompany
basedinSãoPaulo
with almost the entire crop.
According to informationpublishedby Jaguacy, the consumption
oftheAvocado,anavocadooftheHassvariety,isonafastrisingtrend.
Consumers are particularly attracted by its nutritional value, in line
with their search for discerningandhighquality foods. Not bychance,
the production of Hass by the company, on a commercial scale, has
been rising about 30% a year. “Jaguacy is keeping pace with global
growth,investinginthedomesticmarketandfosteringmarket-orient-
ed initiatives, givingpublicity to thebenefits of the fruit”, says LígiaFa-
langeCarvalho, director atMarketingandHumanResources.
Pioneering the cultivation of Hass avocados in the Country,
Jaguacy nowproduces upwards of 6 thousand tons a year, and the
forecast is for annual increases of 20%. The company harvests or-
chards established more than 40 years ago. This production also
stands out for its various certifications, like GlobalGap, BRC Food
and BSCI, besides a structure that takes into account themost dis-
cerning quality requisites. With this profile, about 80% of Jagua-
cy’s total production is destined for the foreignmarket.
In parallel, the company is also devoted to the production of
new products, like frozen pulp, which has become very popular,
as well as Avocado oil. And this innovative profile is enriched with
first Bahia State Coffee Growers’ Association (Assocafé) Avocado
organic crop in Brazil, in 2017.