Anuário Brasileiro do Tabaco 2017 - page 47

Emum investimentomilionário e que demonstra a confiança da Japan Tobacco
International (JTI) nomercado brasileiro, a empresa anunciou em 2017 a implanta-
çãodeuma fábricade cigarros emSantaCruz doSul: aprimeirada empresanoPaís.
Serão empregados R$ 80milhões na construçãoda unidade, que deve ser inaugura-
da ainda no primeiro semestre de 2018 e gerar mais de 80 empregos, entre direitos
e indiretos. Atualmente, a fumageira já conta comumplanta de processamentos de
tabaco nomunicípio gaúcho e unidades espalhadas peloBrasil.
A JTI também está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná,
Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia, comumtime demais de 940 co-
laboradores diretos, alémdemais 1mil safristas. Atuando emsolo nacional desde o
ano de 2000, a empresa ainda importa duas de suas marcas de cigarros, a Camel e
Winston, deumade suas unidades daEuropa. Apartir da inauguraçãodanova fábri-
ca, irá ter todas as fases de sua cadeia de produção no País.
Hoje, as operações envolvemo segmento de Tabaco emFolha, iniciado em2009
e responsável pelos processos deprodução, compra, pesquisa, processamentoeex-
portação de tabaco. Outra seção é de Mercado de Cigarros, que abrange a venda e
a distribuição do portfólio demarcas de cigarros no Brasil. Desde 2014, os produtos
sãodistribuídos em12 estados enoDistrito Federal. Osmais recentes investimentos
da JTI emsolo brasileiro tinhamsido o CentroNacional de Distribuição, inaugurado
em2016, e a injeção de R$ 90milhões emmelhorias na operação de Tabaco emFo-
brasileira
Japan Tobacco International (JTI) anunciou a
construção de sua primeira fábrica de cigarros no
Brasil, em investimento que chega a R$ 80 milhões
JTI estámais
lha emSanta Cruz do Sul e Canoinhas (SC).
O diretor de Assuntos Corporativos e Co-
municação da JTI, Flávio Goulart, destaca que
o projeto da nova fábrica é muito interessante
para a economia do município e regional, uma
vez que significa crescimento e investimento em
um cenário em que havia contração. Para o di-
rigente, a expansão também indica mais em-
pregos. “Nossas expectativas iniciais estão sen-
do revistas e há possibilidade de contratarmos
mais pessoas do que previsto inicialmente. Nos-
sa proposta é continuar contribuindo com o de-
senvolvimento da região”, reforça.
A possibilidade de ter todas as fases produ-
tivas no Brasil também é celebrada pela JTI, em
especial porque a marca ganha mais flexibilida-
de e melhores condições de atender a um mer-
cado em pleno crescimento. A inauguração da
nova unidade acontece no mesmo ano em que
se comemora o centenário da Produção Integra-
da de TabaconoBrasil. “É uma feliz coincidência
euma conquista importanteparao setor, que ra-
tifica como a cadeia produtiva é sustentável, jus-
tificando aindamais o investimento da empresa
no País”, afirma Goulart.
HISTÓRIA DE CRESCIMENTO
Com sede em Genebra, na Suíça, a Japan Tobacco International (JTI) é uma
empresa global commais de 27 mil colaboradores. Presente em 73 países, é uma
das líderes de mercado no mundo, produzindo marcas de cigarros conceituadas,
como Winston, Camel, Mild Seven/Mevius, Benson & Hedges, Silk Cut, Sobranie,
Glamour e LD. No Rio Grande do Sul, a empresa atua em Santa Cruz do Sul desde
2009, quando comprou duas fumageiras. No ano seguinte, houve uma unificação
da companhia, e as unidades locais passarama se chamar JTI Processadora de Ta-
bacos (ex-KBH&C Tabacos) e JTI Kannenberg (ex-Kannenberg & Cia Ltda.).
Além da unidade de tabaco, mantém um centro de pesquisas e um centro de
distribuição. Nos três estados do Sul encontram-se as unidades de compra de ta-
baco. Mas é no Rio Grande do Sul, emSanta Cruz do Sul, que se concentra omaior
número de colaboradores efetivos e temporários, atuando nas operações de pro-
cessamento do produto, no Centro Mundial de Desenvolvimento Agronômico, Ex-
tensão e Treinamento (Adet) e em áreas de suporte. Em São Paulo fica a unidade
responsável pelas vendas de cigarro no Brasil.
Nossas expectativas
iniciais estão sendo revistas e há
possibilidade de contratarmos
mais pessoas do que previsto
inicialmente. Nossa proposta é
continuar contribuindo como
desenvolvimento da região.”
FlávioGoulart,
diretordeAssuntosCorporativose
ComunicaçãodaJTI
Fábrica de cigarros
da JTI será inaugurada
em Santa Cruz do Sul
em 2018
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