PROTAGONISTAS
Aos 16 anos, a jovem Jéssica Voeltz sabe bemo que deseja para o seu futuro: fi-
car no meio rural. Filha caçula dos agricultores Elisete Emmel e Leotério Voeltz, ela
concluiu o curso Empreendedorismo emAgricultura Polivalente – Gestão Rural com
a turma de Vale do Sol. Em seu trabalho final, colocado emprática na propriedade,
emAltoCastelhano, aposta na criação e na venda de peixes emparceria coma famí-
lia. “Aprendemos novas técnicas demanejo e conseguimos ampliar nossomercado.
Agora, queremos construir novos açudes”, conta.
Nos três reservatórios já existentes, criam traíra, tilápia, dourado, surubim e cin-
co espécies de carpas. Além da piscicultura, a família cultiva tabaco, base produtiva
nos 15hectares, criaporcos eplantamilhoeoutrosprodutos agrícolaspara subsistên-
cia.EstudantedosegundoanodoensinomédiodaEscolaEstadualGuilhermeFischer,
Jéssica pretende cursar Pedagogia, mas não passa por seus planos abandonar a vida
nocampo. “Nãomevejomorando longedo interior”, sentencia.
sociadas ao instituto passam a utilizar suas co-
tas de aprendizagemcomos adolescentes rurais,
que recebem remuneração proporcional a 20 ho-
ras semanais, alémde certificação e demais direi-
tos previstos emLei”, pontua Schünke.
Conforme o dirigente, uma grande inovação
da proposta é que, ao invés de trabalhar nas em-
presas, os jovens de 14 a 18 anos que participam
do cursoEmpreendedorismo emAgriculturaPo-
livalente – Gestão Rural realizamsuas atividades
teóricas em espaços cedidos por escolas parcei-
ras e a prática no ambiente do curso e em suas
comunidades, sempre no contraturno escolar.
Durante cerca de um ano, os aprendizes dedi-
cam-se a 920 horas de formação, que incluem
entrevistas com pessoas da comunidade, levan-
tamentos patrimoniais, pesquisas de mercado,
elaboração de planilhas, vídeos e apresenta-
ções em laboratórios de informática, visitas téc-
nicas e viagens de estudos.
“O Programa pioneiro atua de forma conjun-
ta coma escola, a família e a comunidade, valori-
zando o protagonismo do jovem e a importância
do conhecimento para o futuro”, pondera. Até o
final de 2017, as cinco turmas serão certificadas,
formando 85 jovens em gestão rural. Schünke
ainda destaca que, apesar das dificuldades de or-
demburocrática e relacionadas ao ineditismo da
iniciativa,osresultadosdotrabalhosuperaramas
expectativas e dão fôlego para novas ações. Está
em andamento novo projeto de comunicação
protagonizado por meninas egressas e sete no-
vas turmas do Programa de Aprendizagem serão
implementadas em2018.”
Programa atua de
forma conjunta com
a escola, a família
e a comunidade
Junio Nunes
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