O
curso experimental “Empreendedorismo em Agri-
cultura Polivalente – Gestão Rural”, promovido
pelo Instituto Crescer Legal, está sendo muito bem-
-recebido pelas comunidades atendidas. A estu-
dante
Vanessa Ferreira Beise
, 18 anos, conta que
passou a ver o meio rural como um lugar onde se pode tirar o sus-
tento e viver bem. Ela é uma das aprendizes da turma que está
em andamento no município de Candelária. “Agora, quero cur-
sar Agronomia, ao invés de Educação Física, como pensava an-
tes de começar no curso”, relata a jovem, que concluiu o Ensino
Médio em 2015.
Ela e o colega
Jonathan Souza
, 17 anos, destacam que a ma-
neira como as oficinas são desenvolvidas facilitam a compreen-
são e proporcionam trocas de experiência entre os alunos e o
educador social. Jonathan também cursa o 1º ano do Ensino Mé-
dio na Escola Estadual Bragatti Lepage, de Candelária. “As aulas
do projeto estão me ajudando a superar a timidez, a me relacio-
nar melhor com meus pais”, comenta. Diz que pretende continu-
ar vivendo da agricultura porque descobriu que a atividade ofe-
rece muitas possibilidades. “O meio rural não se desenvolve se a
comunidade não estiver unida. Sem o meio rural, a cidade não
sobrevive”, frisa. A família dele é produtora de tabaco e de outras
culturas para consumo próprio.
A educadora social da turma é Cristiana Rehbein, 25 anos, li-
cenciada em Educação do Campo pela Universidade Federal de
Pelotas (UFPel). Ela optou pela formação e pelo trabalho na edu-
cação rural por acreditar que “o campo precisa de um olhar di-
PIONEIRISMO:
PROJETOPILOTO
PERMITEQUE JOVENS
RURAIS SEJAM
ENQUADRADOSNO
PROGRAMA JOVEM
APRENDIZDO
GOVERNOFEDERAL
plena
Confiança
ferente”. Em sua opinião, o jovem rural não tem as mesmas oportunidades do que o urbano. “Em
pouco tempo, os estudantes apresentam grande evolução e demonstram interesse em desenvolver
o meio onde vivem”, observa Cristiana. Acrescenta que tem aprendido muito com os aprendizes. A
principal atividade da sua família hoje é a produção de leite.
Outros educadores que atuam no programa são Bruna Ferreira Silva (Vera Cruz), Ana Paula Jus-
ten (Venâncio Aires) e Graziele Pinton (Santa Cruz do Sul), Adriano Emmel (Vale do Sol) e Eloísa Klein,
educadora líder. Para implementar as atividades nos respectivos municípios, o Instituto Crescer Le-
gal contou com a parceria dos prefeitos, das secretarias municipais de Educação e da 6ª Coordena-
doria Regional de Educação (6ª CRE). As prefeituras firmaram convênios para cederem os locais para
as atividades, a alimentação e o transporte dos estudantes.
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