A
interação com o mundo eletrônico não é mais novidade
para a agricultura, mesmo a de base familiar. Em uma evo-
lução cada vez mais dinâmica, os produtores são inseridos
no contexto digital e encontram ferramentas para facilitar
o dia a dia no campo. As tecnologias ainda proporcionam
mais qualidade de vida para as famílias e fomentam a permanência dos
jovens nas propriedades. Empresas e entidades ligadas à cadeia produ-
tiva do tabaco também estão atentas a essas tendências e apostam em
mecanismos de conectividade comos agricultores.
Dados apresentados emrecente trabalho conduzido pelaUniversida-
de Federal do RioGrande do Sul (UFRGS), pormeio doCentro de Estudos
ePesquisas emAdministração (Cepa), atestamessaevolução. OPerfil So-
cioeconômico do Produtor de Tabaco da Região Sul do Brasil aponta que
hoje 49% das famílias produtoras de tabaco possuem computador pes-
soal, enquanto 47%têmacesso à internet. O telefone celular estápresen-
te em 94% das propriedades. A pesquisa, encomendada pelo Sindicato
Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), compreendeu 94,3%
dasmicroregiões fumicultoras do Sul do País.
No contexto tecnológico, com o objetivo de facilitar a aquisição de
computadores pelos produtores integrados, uma empresa do setor
criou, ainda em 2009, o Projeto Saber. A iniciativa, que se estendeu até
2014, subsidiou a compra de mais de 11 mil computadores, contribuin-
do para a inclusão digital e permitindo a atuação dos produtores como
agentes de transformação. Os resultados abriram as portas para que a
companhia investisse emmais umcanal de comunicação comos agricul-
tores ainda em2013, coma criação do Portal do Produtor.
Desde 2015, além de computadores e notebooks, a ferramenta pode
ser acessada em smartphones e tablets. Do lançamento do site até julho
de 2016, foramcontabilizadosmais de 217mil acessos, sendo cercade 70
Cadeiaprodutiva
apostana
conectividade
comosprodutores
integrados
paradifundir
conhecimentoe
facilitarodiaadia
naspropriedades
rurais
vezmais
Cada
conectados
mil usuários dediversos países emais de 1,4milhãodepáginas visualizadas. Alémde ser ummeiode co-
nexão entre a empresa e seus parceiros no campo, a proposta do portal é que os produtores integrados
somem resultados positivos à gestão das propriedades, uma vez que os conteúdos são cuidadosamen-
te elaborados para impulsionar os negócios.
n
86