VENDAS EXTERNAS
Quase toda a uva fresca exportada pelo Brasil em 2015 foi produzida no Vale do
São Francisco. O desempenho dos embarques de 34.339 toneladas e da receita de US$
74,147 milhões em 2015 representou 99,87% em volume e 99,78% em valor do total ex-
portado pelo Brasil. Os estados de Pernambuco e da Bahia são os principais exportado-
res, com 25.675 toneladas e US$ 55,565 milhões, e 7.664 toneladas e US$ 16,562 mi-
lhões, respectivamente. “A tendência é de que esta relação chegue a 80% para o mercado
interno e 20% para o externo, desde que o real continue a se valorizar frente ao dólar e
haja crescimento do poder de compra dos brasileiros”, avalia João Ricardo de Lima, pes-
quisador em Economia Aplicada da Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE).
O valor das exportações vem aumentando ao longo dos anos, segundo a Associação
dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco
( Valexport). Nos anos de 2009 e 2014, houve queda nas vendas externas de uva. A redu-
ção de 2009 coincidiu com a crise dos Estados Unidos, um dos principais mercados do
produto nacional; em 2014, devido ao fato de o preço no mercado internacional ter qua-
se se equiparado ao do mercado interno. No entanto, em 2015 o volume voltou a cres-
cer, indicando nova tendência de aumento.
HÁ LIMITES?
A ausência de material genético específico para atender determinados mercados dificulta
a diversificação da produção de uvas do Vale do São Francisco. Conforme a Codevasf, muitas
variedades ainda se situam no prazo estabelecido pela Lei de Proteção de Cultivares (portan-
to, não emdomínio público), encarecendo o custo. Alémdisso, amaioria dos materiais gené-
ticos são importados. Muitos produtores optaram pelo pagamento de
royalties
às empresas,
que, além de fornecerem as mudas, auxiliam na assistência técnica e na venda do produto.
A Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do
São Francisco (Valexport) criou o projeto “Uvas sem semente”, em convênio com a Organi-
zação das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO) e outros órgãos públicos.
O acordo visa o intercâmbio de tecnologia. Hoje, o projeto é desenvolvido pelos técnicos da
Valexport, com o apoio científico da Embrapa, contando com o apoio das sedes regionais do
Sebrae. As uvas sem sementes tendem a dominar o mercado internacional.
O pesquisador João Ricardo de Lima, da Embrapa Semiárido, explica que a região
passa por um período de transição, no qual as variedades tradicionais (thompson e crim-
son, por exemplo) passam a ser substituídas por outras, chamadas de novas variedades.
Dentre estas, destacam-se aquelas desenvolvidas pela Embrapa, como a BRS Isis e a BRS
Vitória, e também variedades importadas. “O mercado tem aceitado bem estas novas va-
riedades e os produtores acreditam que poderão conseguir melhor produtividade com
menor custo de produção”, destaca.
é explorada principalmente por médios,
entre 10 e 50 hectares, e grandes produ-
tores, acima de 50 hectares. A atividade
demanda alta tecnologia, como regula-
dores vegetais (utilizados para quebra de
dormência, alongamento do cacho e do
fruto e acelerar a maturação, entre outras
funções), fertirrigação, controle adequa-
do de pragas e doenças para atender às
exigências, sobretudo do mercado exter-
no; e mão de obra qualificada.
A produção de uva ocorre nos estados
de Minas Gerais, nos projetos da Codevasf
em Gorutuba, Jaíba e Pirapora; da Bahia,
em Bebedouro e Senador Nilo Coelho; e
de Pernambuco, em Curaçá, Maniçoba, Sa-
litre e Tourão. Nos estados da Bahia e de
Pernambuco encontra-se a principal re-
gião produtora da cultura, o polo de Pe-
trolina (PE) e Juazeiro (BA).
Existem oito variedades de videiras ex-
ploradas, sendo que algumas estão vol-
tadas para o mercado externo. A varieda-
de itália (bicane x moscatel de hamburgo)
ainda é a mais cultivada e, por isso, sujei-
ta a oscilações de mercado. No entanto,
outras variedades são produzidas. Dentre
as uvas com sementes estão a benitaka e
a red globe. Entre as sem semente estão a
crimson, a thompson e a festival.
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