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Holanda, Estados Unidos e Reino
Unido garantem a principal receita
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n
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Vias de transporte
Antes de serem entregues aos clientes internacionais, as
frutas seguempor vias marítima, aérea e rodoviária. Em 2016,
os maiores volumes partiram dos portos: Pecém (190,649 mil
toneladas), Santos (121,445 mil toneladas), Natal (109,344 mil
toneladas) e Parnamirim (102,089mil toneladas). O aeroporto
de São Paulo transportou 20,171mil toneladas de frutas.
Freguesia
cativa
Brasilexportafrutas
frescas,secase
preparadospara
cercade100países,
masaUniãoEuropeia
permanececomoa
principalcompradora
A
fruticultura brasileira serve
consumidores de cerca de
100 países do mundo. O nú-
mero total de nações que im-
portaram frutas frescas, se-
cas, em conserva e preparados chegou a
95 em 2016, contra 103 no ano anterior,
de acordo com o sistema Agrostat, do Mi-
nistério da Agricultura, Pecuária e Abaste-
cimento (Mapa). A União Europeia, com-
postapor 28países, continua sedestacando
como o principal destino das frutas nacio-
nais. Os europeus importaram 623,516 mil
toneladas e US$ 572,956milhões, incluindo
3,726miltoneladaseUS$29,608milhõesde
nozes e castanhas, em2016.
As frutas mais embarcadas para a Euro-
pa em valor foram melão (US$ 143,509 mi-
lhões), manga (US$ 137,794 milhões) e li-
mão e lima (US$ 81,919 milhões).O pacote
também contemplou uva, mamão papaia,
melancia e maçã, entre outras frutas. Con-
siderado promissor pelos exportadores
nacionais, o Oriente Médio importou US$
21,843 milhões e 17,129 mil toneladas em
2016. As frutas mais adquiridas foram li-
mão e lima (US$ 6,075 milhões), nozes e
castanhas (US$ 5,681 milhões), uva (US$
4,118milhões) emelão (US$ 2,205milhões).
O Oriente Médio é o destino de parte
da produção da Associação de Produtores
de Limão e outras frutas da Região de Ja-
íba (Aslim), de Minas Gerais, desde o final
de 2013. Hoje, as frutas da região são ven-
didas a distribuidores nos Emirados Ára-
bes Unidos, Catar, Bahrein, Arábia Saudita e
Omã. As vendas externas de limões são fei-
tas por duas
tradings
, relata Randolfo Diniz
Rabelo, presidente da Aslim. Os árabes pre-
ferem o limão miúdo. A associação comer-
cializou 10.366 toneladas de limão em2015,
dos quais 35%foramexportados. Desteper-
centual, 12% foi para países árabes.
Dos 10 principais países importadores
de frutas doBrasil, aHolanda (ouPaísesBai-
xos) continua registrandoamaior aquisição.
Em2016, osholandeses efetuaramcompras
de US$ 269,269 milhões e 299,079 mil tone-
ladas. Em valores, a manga foi a mais dire-
cionada aos holandeses, totalizando US$
70,761 milhões, seguida por melão (US$
64,088 milhões), limão e lima (US$ 56,539
milhões), uva (US$32,374milhões) emelan-
cia (US$ 15,184 milhões). Na comparação
com 2015, além da Holanda, também im-
portaram mais em valores Portugal, Cana-
dá, Argentina, França eUruguai.
Um dos mercados almejado pelos fru-
ticultores nacionais, os Estados Unidos im-
portou um pouco menos em 2016, mas
passouparaosegundolugaremvalor,supe-
rando o Reino Unido, que caiu para a tercei-
ra posição. Os envios foram de US$ 131,12
milhões e 53,975 mil toneladas. Os princi-
pais itens adquiridos pelos EUA foramnozes
e castanhas (US$ 73,867milhões e 9,040mil
toneladas),seguidaspormanga(US$29,036
milhões e 28,190mil toneladas) e conservas
epreparaçõesde frutas (US$21,184milhões
e 9,954mil toneladas).
Os portugueses compraram US$ 34,175
milhões e 33,16 mil toneladas, contra US$
26,537 milhões e 24,324 mil toneladas em
2015. A manga foi a mais embarcada para
Portugal em 2016, o equivalente a US$
14,494milhões e 10,558mil toneladas. Ose-
gundo maior valor foi o de mamão papaia
(US$ 8,140 milhões e 6,982 mil toneladas) e
o terceiro foi ode laranja (US$ 3,422milhões
e 8,467mil toneladas.
Before they are delivered to the international clients, the fruits
followmaritime routes, air routes or roadways. In2016, thebiggest
volumes were shipped from the following ports: Pecém (190.649
thousand tons), Santos (121.445 thousand tons), Natal (109.344
thousand tons) and Parnamirim (102.089 thousand tons). Some
20.171thousandtonswereshippedthroughtheSãoPauloAirport.
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Transport routes