A
Política
Estadual
de Conservação do
Solo e da Água foi
instituída pelo go-
verno do Estado em dezem-
bro de 2015. Entre os objetivos
principais estão a recuperação
da capacidade de infiltração de
água nos solos agrícolas degra-
dados, ampliar a fertilidade e
proteger o solo contra a erosão.
Com o lema “Conservar
para produzir melhor”, o pro-
grama reúne secretarias de
Estado, instituições de ensino,
pesquisa e extensão rural, além
de cooperativas, agentes finan-
ceiros e prefeituras. Através de
ações integradas para a pro-
teção e para a conservação da
qualidade do solo e da água, o
programa objetiva ainda redu-
zir o uso de inseticidas e her-
bicidas na agricultura, implan-
tando inclusive um programa
de pagamento ao produtor de
água, como reconhecimento ao
agricultor que adotar práticas
conservacionistas dos recursos
naturais. A Premiação “Produ-
tor Amigo do Solo e da Água”
será entregue no Dia Mundial
do Solo, comemorado em 5
de dezembro deste ano, coin-
cidindo com a realização da
Conferência Estadual de Con-
servação do Solo e da Água.
Uma força-tarefa para
melhorar o solo gaúcho
POLÍTICA ESTADUAL
DE CONSERVAÇÃO DO
SOLO E DA ÁGUA, SOB
O LEMA “CONSERVAR
PARA PRODUZIR”, FIXA
METAS ARROJADAS
PARA OS PRÓXIMOS
QUATRO ANOS
METAS DO PROGRAMA
• Até 2018, o Estado deve-
rá contar com um Pagamen-
to por Serviços Ambientais
(PSA), com adesão mínima
esperada de 1.000 produtores.
• Até 2020, a taxa original
de infiltração de água nos
solos degradados do Estado
deverá estar recuperada em
100% dos parâmetros origi-
nais, ou incrementada.
• A taxa de erosão média
dos solos no Rio Grande do
Sul deverá ser reduzida de 8
para 5 t/ha/ano em 20 anos.
• Até 2020, as perdas de
produção agropecuária de-
vido à escassez hídrica no
Estado deverão ser reduzidas
em 20%, através da armaze-
nagem de água no solo e da
construção de pequenas bar-
ragens/açudes para irrigação.
Marketing no Agronegócio 2ª edição
n
Objetivos:
O principal objetivo do curso será o de capacitar profissionais e empreendedores com con-
teúdo baseado na visão sistêmica do agronegócio, nas principais estratégias de marketing
no agronegócio, considerando a importância da agregação de valor e também o papel do
consumidor final, que se torna cada vez mais exigente.
n
Público Alvo:
Profissionais de áreas relacionadas ao agronegócio e interessados em conhecer a aplica-
ção dos conceitos de marketing no agronegócio.
n
Pré requisito:
Não tem pré-requisito
n
Programa:
• Agronegócio
• Conceitos de Marketing
• Agregação de Valor no Agronegócio
• Estratégias de Marketing no Agronegócio
• Marketing das Cadeias Produtivas
• Comportamento do Consumidor e o Novo Consumidor de Alimentos
• Tendências e oportunidades futuras para o Agronegócio
n
Instrutor:
Maria Flávia Tavares
Possui graduação emCiências Econômicas pela Unesp (1991) Araraquara (SP), mestrado
em Administração e Política de Recursos Minerais pela Unicamp (1997) e doutorado em
Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). No período de 2008
a 2014 atuou como Coordenadora do Núcleo de Agronegócio da ESPM-Sul e ESPM SP,
e também como Coordenadora Acadêmica do Programa Academia de Vendas e Acade-
mia de Gestores, realizado pela ESPM em parceria com a empresa Syngenta. Desenvol-
veu atividades como criação e coordenação de cursos de pós-graduação, contratação de
professores, prospecção de alunos e empresas para os cursos oferecidos pelo Núcleo
de Agronegócio. Responsável pelos eventos relacionados ao Agronegócio na ESPM Sul.
Atuou como Gerente de Marketing da Cooperativa COMIGO, sendo responsável pela ges-
tão da área de marketing, desenvolvendo estratégias de marketing, inteligência de merca-
do, lançamento de produtos, desenvolvimento de campanhas comerciais, comunicação
interna e externa, coordenadora de marketing da feira TecnoshowComigo. Foi responsável
pela reformulação do SAC da cooperativa. Possui experiência na área de derivativos agro-
pecuários e marketing no agronegócio e também como pesquisadora, orientadora de tra-
balhos acadêmicos e professora de cursos de graduação e pós-graduação, sendo também
parecerista de diversos periódicos científicos. Produziu o conteúdo do módulo Introdução
ao Agronegócio do Curso EAD em Agronegócio do SENAR, desenvolvendo atividade de
tutoria online nesse módulo.
Informações:
Data:
11 de março de 2017
Horário:
8h30 às 18h
Local:
Av. Erico Veríssimo 960 – Bairro Menino Deus – Porto Alegre
Carga Horária:
08 horas
Observações:
A organização reserva-se o direito de cancelar o curso até
02 (dois) dias úteis
antes de sua realização, caso não tenha o número mínimo de participantes.
Cancelamentos de inscrições serão aceitas até
02 (dois) dias úteis
antes do início do curso. Inscrições canceladas com pagamento efetuado poderão optar por substituição de partici-
pante, posterior utilização do crédito e/ou ressarcimento de valores.
No valor do curso estão incluídos o material didático,
coffee break
e certificado.
O pagamento pode ser feito por boleto (valor único), cartão de crédito (em até duas vezes) ou empenho.
Informações:
-
Telefone:
51 3230 1622
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